A Comarca de Simplício Mendes inaugurou a biblioteca “Amigos da Leitura”, na Escola Municipal de Álvaro Mendes. A iniciativa foi possível devido as arrecadações de recursos das transações penais.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, as transações penais (ou verbas pecuniárias) são referentes a aplicação de penas alternativas em casos de crimes de menor potencial ofensivo, voltadas a projetos sociais.
O juiz da Vara Única de Simplício Mendes, Rostonio Uchôa, afirmou que a contribuição do TJ-PI foi referente a aquisição de livros, mobiliários, aparelhos de ar-condicionado, estantes e reforma da sala. Para o magistrado, a sala de leitura é um local de estímulo para a cultura literária.
“Este projeto foi um dos contemplados a partir do edital para instituições receberem recursos oriundos de transações penais e outras medidas despenalizadoras”, informou.
A coordenadora da unidade escolar, Socorro Vasconcelos, afirmou que a biblioteca vai garantir o enriquecimento intelectual dos alunos. “Com esta biblioteca, temos mais uma ferramenta para incentivar o interesse de nossos alunos à leitura, sendo um espaço exclusivo para essa finalidade”, afirmou.
Ascom