Estudante do município de Cocal dos Alves, o jovem Pedro Vitor é um dos premiados entre os melhores 50 estudantes da Rede Pública Estadual aprovados no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) que obtiveram os melhores notas do Piauí. O aluno acumula diversas premiações nacionais e já obteve 22 medalhas em Olimpíadas nacionais.
Pelo programa cada aluno premiado receberá uma bolsa no valor de um salário-mínimo, em reconhecimento pelo esforço ao longo da preparação para a prova. Criada no ano passado, a iniciativa incentiva o bom desempenho acadêmico.
O jovem, que já cursa medicina na Ufdpar, lembra as dificuldades.
“Eu comecei a confiar no meu potencial e tentar buscar algo melhor me preparando para as Olimpíadas, com o tempo fui adquirindo conhecimento e me preparando para o Enem. Meu sonho é ser médico e o prêmio me ajudará no início do curso e na preparação”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Educação, os números mostram que no Enem 2024 o Piauí liderou o ranking nacional de notas acima de 950 na Redação, considerando o total de participantes. O número de estudantes com notas acima de 950 na Redação saltou de 120 para 188.
O secretário Washington Bandeira salientou os avanços do programa.
“Aqui hoje nós estamos reconhecendo o talento, o esforço, a dedicação desses estudantes que conquistaram as 50 melhores notas na rede estadual no ENEM 2024, a nota geral em todas as áreas do conhecimento, vão receber um Pix em R$1.518 para usarem aí para diversos fins sobretudo para os seus estudos agora no ensino superior, um reconhecimento também aos nossos profissionais, ao time SEDUC. Vamos lançar também o novo Pré-Enem SEDUC para este ano com mais efetividade”, finalizou.
O governador Rafael Fonteles também comentou as premiações e as oportunidades que os estudantes têm tido.
“Na verdade, todo o investimento que a gente tem feito em educação é exatamente com o propósito de gerar oportunidades na vida desses jovens e das suas famílias. Então, todo esse esforço da escola de tempo integral, da educação profissional e técnica, das disciplinas inovadoras de robótica, programação, inteligência artificial, do pré-enem Seduc, pré-enem Saeb, do canal educação, todas essas ferramentas é exatamente para gerar oportunidades na vida desses jovens”, afirmou.
Fonte: CidadeVerde