29 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Cliente travesti denuncia dificuldades para retificação de nome na Caixa Econômica no Piauí

Caixa Econômica Federal fachada logo — Foto: Caixa Econômica Federal/Divulgação

Uma cliente denunciou dificuldades para retificação de nome em conta bancária em Parnaíba, no Litoral do Piauí. A situação teria ocorrido na segunda-feira (5) durante o atendimento em uma agência da Caixa Econômica Federal na cidade.

A Caixa afirmou em nota que repudia todas as atitudes de preconceitos e que a cliente foi contatada nesta sexta por empregados do banco para informações e atendimentos necessários ao serviço solicitado. Leia a nota na íntegra ao final da reportagem.

Luana Ariana Oliveira, que é travesti, contou que já possuía poupança digital social no banco com o nome anterior, masculino. Após dar entrada na alteração de todas as documentações, há cerca de um mês, ela diz que passou a atualizar seus cadastros, entre eles, o da conta bancária.

“Entrei lá, peguei a senha para atendimento e falei que queria fazer a mudança de nome. Chegando a minha vez, expliquei novamente para a atendente que tenho uma conta no meu nome masculino e queria atualizar para o feminino. Fui falando e mostrando os documentos. Ela mostrou ao colega ao lado, ficaram conversando baixo, perguntou se fui à Receita Federal… Mas disseram que não tinham acesso, não poderiam fazer nada por mim”, relatou.

Luana disse, ainda, que foi orientada pela funcionária a buscar ajuda na prefeitura da cidade.

Nesta sexta-feira (9), a cliente visitou outra agência na cidade, junto à advogada Mayara Borges. De acordo com a advogada, ao procurar o atendimento, um dos funcionários conversou com elas ainda na área dos caixas eletrônicos para ouvir a situação.

“Acho que ele era o gerente de atendimento. Em nenhum momento nos convidou a entrar, relatamos o ocorrido do lado de fora. Ele queria que a cliente pegasse uma senha e enfrentasse uma fila quilométrica para ser atendida. Não faz sentido, ela já perdeu um dia de trabalho na segunda, quando foi até a agência pela primeira vez”, contou.

Considerando a possível demora para o atendimento, elas optaram por não aguardar. Após o ocorrido, Luana registrou um boletim de ocorrência e deve prestar depoimento na próxima segunda-feira (12).

Confira a nota da Caixa Econômica Federal

A Caixa repudia todas as atitudes de preconceitos relacionadas à origem, raça, gênero, cor, idade, religião, credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação. Reforçamos que são valores essenciais do banco o respeito nas relações entre seus empregados e o público e o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários.

Esclarecemos que a cliente foi contatada por empregado do banco nesta sexta-feira (09/09) para as informações e atendimento necessários ao serviço solicitado. O banco esclarece também que reforçou com a equipe da Agência Delta do Parnaíba (PI) as diretrizes da Política de Relacionamento com Clientes e Usuários de Produtos e Serviços Caixa.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais