33.4 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Ciro Gomes retorna ao PSDB em evento em Fortaleza e fala em ‘libertação’ do Estado do Ceará

Reprodução/X

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes assinou nesta quarta-feira, 22, sua ficha de filiação ao PSDB. A cerimônia ocorreu no hotel Mareiro em Fortaleza (CE) e contou com a presença do ex-senador Tasso Jereissati, ex-presidente nacional da sigla e apontado como decisivo para o retorno de Ciro ao partido.

Além de lideranças tucanas, o evento reuniu representantes de outras legendas da oposição cearense, como o deputado federal André Fernandes, presidente estadual do PL, e o ex-deputado Capitão Wagner (União), um ex-adversário político. O Estado é atualmente governado por Elmano de Freitas (PT).

Ao discursar, Ciro agradeceu o convite de Jereissati para que ele “recomeçasse sua vida pública” no PSDB e se referiu ao ex-senador como, “o maior estadista cearense”. Também afirmou que a “traição e a ingratidão corroeram as possibilidades” de que ele continuasse no PDT.

Abordando críticas recebidas por sua aproximação com integrantes do PL, ele aproveitou para alfinetar o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Quando o Lula se elege, ele chama o José Alencar, do PL. Quando ele resolveu lançar a Dilma, ele chamou a polêmica figura do Michel Temer. Quando mais recentemente ele quis se eleger, quem ele chamou? Geraldo Alckmin, fundador do PSDB e agora socialista (filiado ao PSB), porque para eles pode tudo”, ironizou.

Dirigindo-se diretamente a André Fernandes, ele afirmou que os dois têm “algumas desavenças que serão resolvidas fraternalmente” e exaltou diferenças entre aliados políticos. “Podem trazer as diferenças. Aqui não tem ladrão, e lá?”, disse, ainda em referência ao PT.

Durante o evento, lideranças do partido abordaram a expectativa de que o nome do novo filiado seja capaz de unificar a oposição contra Elmano de Freitas nas eleições de 2026. Ciro não confirmou que será candidato ao governo, mas declarou que “o tempo da libertação se aproxima” no Estado e que “morre pelo Brasil”, mas “mata pelo Ceará”.

Ele destacou o avanço de facções criminosas no Estado e afirmou que é preciso construir “o que queremos para o futuro do Ceará”. A nível nacional, criticou a possibilidade de reeleição de Lula, falando em “lulismo eterno que quer se perpetuar no poder”, e disse que o Brasil precisa encontrar “um grande caminho de reconciliação ao redor de um projeto de nação”.

Já Tasso Jereissati falou sobre o papel que o ex-governador terá dentro do partido. “O Ciro tem duas missões neste momento importantíssimas e históricas: vai ajudar a reconstruir um partido que mais do que nunca é necessário ao Brasil, um partido de centro”, disse. A segunda tarefa, segundo o ex-senador, será “reconstruir o orgulho de ser cearense”.

Jereissati também anunciou que Ciro assumirá a presidência estadual do PSDB, enquanto o ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto, comandará o diretório municipal.

Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais