A delicadeza e a riqueza da tradição da Renda em Bilro está sendo resgatada na cidade de Paulistana (PI), através de um Curso promovido pela CELTA (Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas). Para tanto, um grupo de mulheres estão recebendo as orientações da instrutora Francisca da Cunha Vieira, pertencente à Associação das Mulheres Rendeiras de Ilha Grande (PI).
Ascelina Batista (Celta), disse que o curso é um sonho antigo e que o objetivo do CELTA é justamente resgatar essa cultura no município de Paulistana e fazer multiplicadoras que irão repassar o aprendizado para mulheres nas comunidades do município, além de garantirem uma fonte de renda extra com a confecção e venda de lindas peças.
As aprendizes, Ana Raquel (artesã) e Gildeni (artesão de ponto cruz), declaram que o curso é muito importante, porque além de aprender a arte, também resgata uma cultura antiga e que estão felizes em ter essa oportunidade.
O curso terá um período de 06 (seis) meses, está sendo financiada pela CELTA, e nesta sexta-feira (17) a primeira fase foi concluída com a entrega de certificados para as participantes.
Fonte: Fn Notícias