26.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Capacitação de técnicos agropecuários prepara Piauí para novo cenário sanitário

Com o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lotado, começou, nesta quinta-feira (20), em Teresina, o curso de capacitação técnica em defesa sanitária animal, promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O evento reuniu quase 100 técnicos agropecuários e coordenadores das Unidades Sanitárias de Agricultura e Veterinária (USAV) dos territórios Carnaubais, Entre Rio e Vale do Sambito.

O curso tem como principal objetivo preparar os profissionais para o novo cenário sanitário do estado, que em maio deverá receber o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou a importância dessa qualificação.

“O Piauí está prestes a conquistar o certificado Internacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Para isso, é essencial que nossos profissionais e técnicos agropecuários estejam preparados para essa nova realidade”, disse.

O reconhecimento desse status será um marco para a agropecuária piauiense, exigindo um esforço contínuo para manter a sanidade do rebanho. A Adapi tem intensificado suas iniciativas para garantir a manutenção desse novo status sanitário. Segundo João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, a capacitação será fundamental para o alinhamento de estratégias e procedimentos.

“Este curso é essencial para garantir que nosso corpo técnico esteja atualizado e preparado para os desafios da defesa sanitária animal. Além de reforçar a segurança do nosso rebanho, será uma oportunidade para aprendizado contínuo e troca de experiências”, destacou.

A capacitação vai até está sexta-feira (21), e inclui treinamentos sobre o sistema informatizado de defesa agropecuária, ferramenta indispensável para a execução eficiente das ações de monitoramento e controle sanitário. Além da qualificação técnica, a capacitação servirá como um espaço para compartilhamento de boas práticas e experiências entre os profissionais, fortalecendo ainda mais as ações de defesa sanitária no estado.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais