30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
Campinas do PiauíGeral

Campinas do Piauí marca presença no 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

Fotos: Arquivo Pessoal

O 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde foi realizado entre os dias 3 e 5 de novembro de 2022, em Sergipe, e contou com grande presença de profissionais.  Representando Campinas do Piauí, a primeira dama e secretária municipal de saúde, Andréa Moura, a técnica da saúde do município e enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Aline Moura e o assessor da secretária, Antônio Fernandes, participaram do evento organizado.

O congresso é considerado um dos maiores, a nível regional, no setor de saúde pública do Brasil e busca reunir gestores, trabalhadores e profissionais do SUS das regiões Norte e Nordeste do país. Na agenda da programação, são realizados mesas, seminários e oficinas.

Segundo Andréa Moura, a gestão procura sempre ampliar o conhecimento e, participando de congressos e oficinas, tem a capacidade de proporcionar uma atenção à saúde mais qualificada à população.

“É de grande importância a participação em eventos técnico-científicos como esse, pois proporciona um aprendizado muito valioso, além de contribuir para oxigenar as ideias, ampliar perspectivas e qualificar os processos de gestão e de trabalho da saúde do município. Tem sido uma prioridade nossa estimular e oportunizar a participação de nossos profissionais em eventos técnicos e científicos, pois acreditamos que assim possamos avançar na oferta de um cuidado e atenção à saúde mais qualificada”, destacou.

A secretária ainda adiantou que, nos últimos 18 meses, a gestão tem desenvolvido município um projeto de informatização da atenção primária, a qual tem qualificado o trabalho em saúde, contribuído com maior agilidade para vários processos com a informatização das unidades de saúde, facilitado o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, além de promover maior qualificação das informações e dos dados da Atenção Primária à Saúde.

“Esse projeto ocorre em um processo porque exige monitoramento técnico e a Secretaria de Saúde, através da coordenação e dos técnicos, tem galgado bons resultados. Também, estamos diante de um projeto de Educação Permanente que tem sido ofertado ao corpo de profissionais da saúde do município, que engloba, a partir da problematização da realidade, temas como: saúde mental, urgência e emergência, acolhimento, etc. Dentre vários outros projetos e ações em curso por está secretaria”, pontuou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais