26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Cajuína piauiense recebe certificação e terá selo de indicação geográfica

A famosa cajuína piauiense já é patrimônio cultural do país. Mas agora terá a identificação geográfica oficialmente reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com o reconhecimento, a bebida passa a ser um produto certificado.

De acordo com o diretor Superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, o processo de certificação no INPI começou ainda em 2009. Segundo ele, tanto o produtor quanto os consumidores ganharão com os novos reconhecimentos da cajuína piauiense.

“Todas aquelas empresas que produzem e atendem ao processo passam a atender os requisitos de qualidade e o consumidor que está comprando a cajuína certificada sabe exatamente o produto que está sendo consumido”, falou. Um dos objetivos da certificação é fazer com que os empresários padronizem os processos de produção e atendam a requisitos exigidos.

Segundo o presidente da União dos Produtores de Cajuína do Piauí, José Ribamar Rodrigues, em todas as regiões brasileiras que produzem caju existe o produto chamado cajuína, no entanto, apenas a do Piauí não possui produtos químicos.

“Nós temos no Piauí um produto totalmente diferenciado, sem nenhum adicionante químico. É 100% suco de caju, natural”, disse. Segundo ele, a expectativa é que a certificação agregue valor a tradicional bebida piauiense.

 

Fonte: G1 Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais