26 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoEsportesGeralNordeste em FocoPiauí

Bolsa Atleta 2026 é lançado com auxílio de até R$ 1.500 no Piauí; confira

Foto Renato Andrade

O Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (23), a edição 2026 do Programa Bolsa Atleta Estadual, com a assinatura dos contratos para concessão de auxílio financeiro a atletas e técnicos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), prevê o pagamento de bolsas mensais de até R$ 1.500 para incentivar o esporte de alto rendimento no estado.

Ao todo, 100 pessoas serão beneficiadas nesta edição, sendo 80 atletas e 20 técnicos, distribuídos em 32 modalidades esportivas, incluindo categorias olímpicas, paralímpicas e não olímpicas. Os atletas receberão R$ 1.000 por mês, enquanto os técnicos terão direito ao valor de R$ 1.500.

A secretária de Esportes, Josiene Campelo, destacou que o programa tem como objetivo ampliar a participação dos esportistas piauienses em competições e garantir melhores condições de preparação.

“Técnicos de 32 modalidades serão beneficiados hoje. Serão 80 bolsas para os nossos atletas, 20 para os nossos técnicos, que vai fomentar cada vez mais a participação dos nossos atletas nas competições, sejam regionais, nacionais ou internacionais, e dando autonomia também para compras de materiais”, afirmou.

A gestora também ressaltou a continuidade da política pública e o crescimento do programa nos últimos anos. “Com certeza. A cada ano, a gente vem aumentando o número de participação dos nossos atletas. Ano passado a gente conseguiu fechar 100% das bolsas, esse ano também 100%. As bolsas são para modalidades coletivas, individuais, paralímpicas, olímpicas, não olímpicas. Então, todos os nossos atletas, entre essas modalidades, participando de forma direta do Bolsa Atleta 2026”, declarou.

Entre os beneficiados, a técnica Yara Vaz, do Centro de Ginástica de Teresina, destacou o impacto do incentivo para o desenvolvimento da modalidade no estado. “É uma emoção ainda indescritível estar vivendo esse momento hoje, em agradecimento ao Governo do Estado e à Secretaria de Esportes, que está incentivando cada vez mais o esporte do Piauí e fazendo com que nossos atletas sejam reconhecidos. Para a ginástica, é muito importante, porque fomos o último estado a ter a modalidade e já estamos crescendo, saímos da posição 60 e hoje estamos em 15º. Essa conquista do Bolsa vem fortalecer ainda mais e possibilitar que nossas atletas se estruturem melhor para buscar resultados”, relatou.

O programa é voltado ao fortalecimento do esporte de alto rendimento e busca oferecer suporte financeiro contínuo para custear treinos, aquisição de equipamentos e participação em competições. A assinatura dos contratos marca o início do pagamento das bolsas e a consolidação de mais uma edição da política pública no estado.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais