23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Barragem do Estreito transborda após quatro anos e prefeitura faz monitoramento

Com capacidade de 23,8 milhões de metros cúbicos de água, a barragem do Estreito, localizada na cidade de Francisco Macedo, transbordou na tarde desta quinta-feira (21).

A barragem, que abastece municípios da região, chegou à capacidade máxima após quatro anos.  As intensas chuvas causaram o aumento do volume das águas do rio Curimatá, de açudes e riachos, contribuindo para o transbordamento da represa.

A barragem foi construída há 17 anos, tem 7 km de extensão e é uma das principais fonte de abastecimento e laser da região.

Com o período chuvoso a Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) estão monitorando as barragens para evitar transtornos à população.

A barragem do Estreito é ponto turístico onde existem bares e parque aquático que atrai turistas da região e a população local. Com isso, a prefeitura e o governo do estado adotam medidas preventivas de segurança para os moradores da região.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Francisco Macedo, Fernando Carvalho, informou que o transbordamento da represa ainda não causou nenhum transtorno para a região.

“Não foi preciso isolar nenhuma área, estamos fazendo o monitoramento, por enquanto está tranquilo. Agora se aumentar mais o volume das águas pode comprometer o acesso ao povoado Estreito. Teremos um próximo final de semana com muitos visitantes, a vista de nosso manancial é lindo e a felicidade é grande em podermos mais uma vez vê nosso manancial cheio”, disse o secretário.

Fernando Carvalho disse que a barragem Estreito abastece as cidades de Padre Marcos e Belém. Francisco Macedo é  abastecida por poços tubulares.

Por Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais