24.4 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Auditoria do TCE-PI encontra servidores falecidos na folha de pagamento da Prefeitura

Foto: Divulgação/TCE-PI

Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) encontrou diversos tipos de irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura de Teresina. Os problemas todos geraram um gasto que ultrapassou R$ 6 milhões. O g1 e a TV Clube entraram em contato com a Prefeitura de Teresina, que ainda não se pronunciou sobre a auditoria.

Segundo o TCE, foram fiscalizadas as situações de 19.044 servidores da Prefeitura. A auditoria foi realizada nas folhas de pagamento de janeiro de 2022 a março de 2023.

As irregularidades encontradas foram

  • 1147 servidores acumulam cargos públicos de forma ilegal;
  • 154 servidores recebem salários acima do Teto Remuneratório Constitucional;
  • 39 servidores falecidos receberam os salários;
  • 47 servidores têm mais de 75 anos, e podem ser aposentados de forma compulsória;

O relatório será encaminhado ao Ministério Público do Estado do Piauí e aos gestores da Prefeitura. O trabalho, de relatoria da conselheira Lilian Martins, foi apresentado nesta quinta-feira (7) e foi acolhido em unanimidade pelos demais conselheiros do TCE-PI.

A equipe de auditores recomendou então que a prefeitura melhore seus mecanismos de controle e fiscalização da folha de pagamento e das situações cadastrais dos servidores.

A equipe recomendou, ainda, que se aprimore o Sistema de Folha de Pagamento de tal forma a manter a vida funcional dos servidores sempre atualizada e com eventuais alterações sendo realizadas em tempo real.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais