23 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Associação Quilombola de Jacobina do Piauí promove II Feira Cultural da localidade; veja fotos

A Associação Quilombola de Campo Alegre de Jacobina do Piauí promoveu, no último domingo (19), a II Feira Cultural Quilombola, com a parceria da Prefeitura de Jacobina do Piauí e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacobina do Piauí, além do apoio das Secretarias de Assistência Social do Piauí (SASC), Agricultura, Juventude e Saúde.

A Feira Cultural recebeu a presença do prefeito GD, vice-prefeito Vanderlei Carvalho,  representante da SASC, secretários de Agricultura, Juventude, Saúde, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereadores, presidentes de associações, cooperativas, dentre outros.

O evento foi realizado com exposições de produtos produzidos pela própria comunidade, apresentações artísticas e atividades educativas para promover a valorização e compreensão da cultura quilombola. Durante a programação, ainda foi exposto o resumo da história da comunidade, a demonstração de como fazer ‘beiju de tapioca de forno”, produzida com macaxeira cultivada na própria localidade, bem como brincadeiras com as crianças.

A agenda do dia recebeu um momento cultural, marcado pela apresentação de um grupo de capoeira. O evento alusivo ao Dia da Consciência Negra encerrou com a animação da participação do cantor Janaelson Estilizado. O encontro, realizado no feriado do dia 20 de novembro, é explicado pela Feira Cultural da localidade quilombola.

O prefeito GD, frisou a alegria em estar prestigiando o evento, além da sua organização feita por uma associação. O gestor ainda enfatizou que a comunidade deve servir de exemplo para as outras associações e comunidades.

“Faz com que aqui, hoje, tenha uma economia circulando na própria comunidade. Parabéns por ter atraído pessoas da região e de outras regiões do município com exposições dos produtos e apresentações culturais”, declarou.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, parabenizou os envolvidos na organização do evento, ressaltando a importância de demonstrar e repassar a história para que não seja esquecida e silenciada pelos desafios enfrentados ao longo do tempo.

“Parabenizo a comunidade pela continuidade da Feira Cultural. É  de suma importância mostrar as riquezas da comunidade, com um povo de luta e garra. Destaco a resistência da comunidade quilombola diante dos desafios enfrentados e hoje sendo exemplo”, ressaltou.

A presidente da Associação, Isabel Silva, agradeceu as pessoas que contribuíram direta e indiretamente, como o prefeito Gederlânio Rodrigues (GD), o sindicato, pessoas da comunidade, sócios da Associação e as secretarias que contribuíram para o evento acontecer.

“Foi de grande importância ter organizado a segunda Feira Cultural. É mais incentivo, um meio de renda para as famílias da comunidade comercializarem sua alimentação e produtos feitos na comunidade”, afirmou.

Por: Gilvaní Carvalho/ Portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais