A Associação de Quilombolas de Campo Alegre, presente em Jacobina do Piauí, foi beneficiada com R$ 24 mil através do Programa de Alimentação Saudável (PAS). O programa foi criado pelo Governo do Piauí, em 2020, visando garantir a segurança alimentar.
Possuindo o CRAS como a entidade recebedora, cerca de 70 famílias foram beneficiadas. O projeto consiste na produção de produtos como pão, doce, galinha caipira e ovos, para a entrega ao CRAS e distribuição às famílias carentes do município.
Durante a segunda entrega, participaram o prefeito eleito Vanderlei Carvalho e o vice-prefeito Alex Oliveira, o representante do CRAS Ronivon, os vereadores Dedé, Raelson e Francisco Abreu, e o secretário de Agricultura do município, Edcacio Rodrigues. O secretário ressaltou a felicidade de contribuição.
“Ficamos felizes em poder contribuir com a agricultura do município e a geração de renda para essas pessoas. A Associação é destaque por estar participando de todos os programas. Ficamos felizes em contribuir com o desenvolvimento”, afirmou.
Além do PAS, a Associação íntegra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltado para atendimento e repasse de recursos financeiros para atendimento de estudantes e o Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), voltado para melhorar o acesso à água, condições ambientais e adoção de tecnologias agrícolas.
Sócia e moradora da comunidade, Roseane Sousa pontuou a satisfação de contar com a equipe do SAFF e gestão municipal, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e profissionais do CRAS. O objetivo principal, segundo a moradora, é ajudar ao próximo.
“Como sócia e moradora da comunidade, é um projeto importante e a gente fica muito feliz em estar tendo oportunidade de mostrar o que a gente sabe fazer e o nosso talento culinário.
Está tendo uma renda extra na comunidade e podendo ajudar outras famílias, como as famílias que recebem este produto através do CRAS”, pontuou.