22.9 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíDestaqueGeral

Assistência Social de Curral Novo do Piauí organiza palestra de combate à violência doméstica; veja fotos

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma palestra, nesta terça-feira (27), com a temática ‘Violência doméstica e familiar: denunciar é o primeiro passo’. O momento faz referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, em homenagem à mulher que sofreu dupla tentativa de homicídio pelo marido.

O momento contou com a presença do prefeito Júnior de Abel, do Comandante Coronel Félix, da Cabo Andressa, da secretária de assistência social Nalva Macedo, além de outros membros da corporação local, funcionários da assistência social e profissionais dos programas de assistencialismo do município.

De acordo com os dados apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve um aumento considerável no número de casos de violência contra a mulher. Neste ponto, a Cabo Andressa ressaltou o objetivo da Patrulha da Mulher, visando dar suporte, acompanhamento e monitoramento das mulheres em situação de vulnerabilidade e medida protetiva.

Explicando sobre os tipos de violência existentes, sendo elas a física, psicológica, moral e patrimonial, a Cabo ainda frisou a importância da denúncia. De acordo com a profissional, a Patrulha Maria da Penha atua nos três tipos de prevenção e atende ocorrências de maneira humanizada e especializada, com fiscalização das medidas protetivas de urgência.

“O meu principal objetivo é que as pessoas que ouviram a palestra possam ser multiplicadoras desse trabalho e das ferramentas de ajuda que nós apresentamos aqui hoje, para ajudar as pessoas que estejam em situação de violência doméstica. É um problema mundial, inclusive. Se tornou um fenômeno mundial, mas caso isso ocorra, que a mulher não paralise”, afirmou.

O prefeito Júnior de Abel agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de manter a atenção nas explicações dos profissionais para que tenham todas as ferramentas necessárias. “Cumprimento e agradeço a presença de todos. Desejo boas-vindas à Patrulha Maria da Penha, nós não sabemos o dia de amanhã e não queremos ocorrências, mas é importante se atentar às palavras da palestra para entender como funciona a Lei Maria da Penha para todos”, declarou.

O Major Antônio Milton cumprimentou todos os presentes e frisou a necessidade de combater a violência doméstica em todas as suas esferas, dando as ferramentas e estratégias para o trabalho ser feito. Enfatizando o programa estadual, o profissional parabenizou a linha de frente da Patrulha Maria da Penha.

“É muito gratificante estar, nesse momento, participando de um evento desse, onde falamos sobre a Patrulha Maria da Penha, que combate os abusos. O patrulhamento é voltado para a família e é importante porque precisa ser combatido”, pontuou.

O Comandante Coronel Félix comentou sobre o aumento dos índices das violência contra a mulher, enfatizando o papel fundamental do Patrulhamento como ferramenta de combate. “A Polícia Militar do Piauí conta a Patrulha Maria da Penha há quatro anos. É uma importante ferramenta no combate à violência doméstica, um trabalho que tem efeito. Tenho fé no trabalho desempenhado. O Brasil, infelizmente, tem a realidade dos altos índices da violência contra a mulher”, frisou.

A secretária de Assistência Social de Curral Novo do Piauí, Nalva Macedo, agradeceu a oportunidade do evento estar acontecendo e por contribuir com a assistência da cidade. “Agradeço a Major por estar aqui presente, a todos por estarem juntos, somando à pasta de assistência social e à Cabo, por ter solicitado uma data para realizar esse momento. Eu tenho certeza que foi de grande informação para todos os presentes. Meu muitíssimo obrigada”, disse.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais