23 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Após reunião, Sindicato dos Enfermeiros anunciam o fim da greve no Piauí

Cumprindo determinação judicial, o Governo do Estado do Piauí e o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí (Senatepi) chegaram a um acordo finalizando assim a greve da categoria. “A categoria acatou a proposta do governo e os trabalhadores já retornam normalmente às atividades nesta quinta”, assegurou o diretor jurídico do Sindicato, Francisco Alex, após  a assembleia extraordinária realizada no auditório do Hospital Getúlio Vargas.

“Solicitamos o imediato retorno às atividades tendo em vista que o atendimento à população  está comprometido”, observou o secretário de Administração, Ricardo Pontes, que juntamente com o secretário de Governo, Osmar Júnior, e o secretário de Saúde, Florentino Neto, intermediou a negociação na tarde desta quarta-feira, 17.

O Estado se comprometeu a efetuar, numa primeira etapa, as progressões e promoções de todos os profissionais de Enfermagem correspondente ao desenvolvimento funcional, atendendo requisitos legais e conforme autos do dissídio coletivo de greve.

Segundo o secretário de Governo, Osmar Júnior, o Governo do Estado está impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de conceder aumento salarial,contudo será estabelecido um cronograma para o cumprimento da decisão judicial. “Impedido pela LRF de conceder aumento salarial, o Governo do Estado, por determinação da justiça, firmou compromisso com o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí  para estabelecer um cronograma de cumprimento de decisão judicial, prolatada nos autos do processo, que determina a implantação do plano de cargos da categoria”, esclarece Osmar.

Serão viabilizadas as implementações das demais promoções e progressões  dos profissionais de setembro a novembro deste ano.  “A lista de todos os profissionais contemplados será enviada ao Sindicato. O servidor que ainda não entregou a documentação comprobatória poderá fazê-lo a qualquer momento  junto à Seadprev para análise e parecer da Comissão responsável”, assegurou o secretário de Administração.

O Estado se comprometeu ainda a publicar nova portaria, via Secretaria de Saúde, com os nomes dos representantes para compor a comissão de elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Profissionais de Enfermagem do Piauí, já definidos: Cleane Soares, Francisco Alex Silva, Ednaldo dos Santos e Maxximiliano Oliveira.

Quanto aos reajustes salariais, o governo abrirá negociação imediatamente após as vedações impostas em decorrência da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Também firmamos o compromisso de implementar uma política permanente de combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, além de acolher e apurar devidamente quaisquer denúncias encaminhada pelo Sindicato sobre o assunto”, declarou o secretário de Saúde, Florentino Neto.

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais