34.7 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Aneel mantém bandeira vermelha para novembro e conta de luz continuará mais cara

Talão de Energia - Foto: Ascom Equatorial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 nas contas de energia elétrica para o mês de novembro. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Nos meses anteriores, agosto e setembro, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, que previa um custo adicional maior, R$ 7,87 por 100 kWh. A redução para o patamar 1 foi adotada em outubro, mas a Aneel decidiu mantê-la neste mês devido às condições ainda desfavoráveis para a geração de energia.

Segundo a agência reguladora, o cenário hidrológico segue preocupante, com níveis baixos de chuva e redução dos reservatórios das hidrelétricas, o que aumenta a necessidade de acionar usinas termelétricas, mais caras e poluentes.

“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, informou a Aneel em nota.

A agência destacou ainda que a geração solar, embora crescente no país, não supre o sistema durante todo o dia, o que exige o acionamento das termelétricas em períodos sem luz solar, especialmente no chamado horário de ponta.

Entenda as bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

* Bandeira verde: não há cobrança adicional.

* Bandeira amarela: acréscimo moderado na conta de luz.

* Bandeira vermelha (patamares 1 e 2): custos mais altos de geração, com acréscimos progressivos por 100 kWh consumidos.

O objetivo do sistema é tornar mais transparente o repasse dos custos da geração de energia, estimulando o consumo consciente e o uso eficiente da eletricidade.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais