22.3 C
Jacobina do Piauí
28 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Alzheimer em cães: entenda a doença e com diagnosticá-la

Cachorro - Reprodução/Agência Brasil

Como o envelhecimento os cachorros podem desenvolver várias doenças devido à idade avançada, umas destas é o Alzheimer canino. O Alzheimer em cães é uma doença degenerativa e progressiva que atinge o cérebro dos peludos e não tem cura.

O veterinário Daniel Serafim explica que a doença é muito semelhante a dos humanos. “O Alzheimer Canina é uma doença neurodegenerativa que acomete os cães idosos. Nos cães a gente chama de síndrome da disfunção cognitiva”, explica o médico-veterinário ao O DIA.

A doença pode ser diagnosticada inicialmente pelo tutor e deve ser acompanhada por um veterinário para receitar um tratamento adequado para o pet.

Não há um teste especifico para diagnosticar a doença, mas o aparecimento dos sintomas clássicos da enfermidade observado pelo tutor juntamente com o histórico do animal é uma orientação para o veterinário avaliar e fazer o reconhecimento. O profissional ainda pode realizar exames neurológicos e de sangue para excluir outras possibilidade de doenças.

Sintomas de Alzheimer canino

Os sintomas que o animal apresenta são alterações comportamentais sutis que pode se agravar com a evolução da doença. Daniel explica que as mudanças acontece na rotina diária do pet. “Os principais sintomas são a diminuição da atividade e da interação. O animalzinho vai ter perdas de alguns conhecimentos adquiridos, como o local onde fazer as necessidade, onde fica comida, água desorientação”, esclarece.

Tratamento

A doença canina não possui cura. Mas possui tratamento para proporcionar melhor qualidade de vida ao pet, que tem o objetivo de impedir a progressão da doença ou ao menos retardá-la. Para isto, o veterinário pode recitar a implementação de medicações, suplementos nutricionais, e o exercícios que estimulam a função cerebral, como passeios curtos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais