Agricultores familiares de diferentes municípios do território Vale do Rio Guaribas estão comemorando as vendas de seus produtos na Quitanda da Agricultura Familiar, da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que está fazendo parte da programação do Diálogos pelo Piauí em Picos nesta sexta-feira (11) e sábado (12).
O coordenador estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Afonso Galvão, destaca a importância do projeto como uma oportunidade de dar visibilidade às associações, cooperativas e os pequenos agricultores, responsáveis por levar alimentos à mesa da população de grandes cidades.
“Espaços como esse são de grande importância para o movimento para expor as produções dos agricultores do semiárido. A gente sabe que a agricultura é quem produz o alimento que chega à mesa da população da cidade, mas tem pouca visibilidade, e aqui temos a oportunidade de mostrar a pequena produção para a população em geral e também possibilitar a oportunidade de adquirir produto natural”, afirmou.

O coordenador do movimento detalha ainda que é possível encontrar uma variedade de produtos base do MPA. Ele destaca que, em momentos anteriores, foi registrada uma relação de 70 produtos processados, in natura e cereais, quase 100 tipos de produtos oriundos da agricultura familiar.
O diretor de inovação da SAF, Tiago Patrício, ressalta a participação de cooperativas associadas à SAF, que são exemplo de atividade integrada, não só para o estado como para o Brasil inteiro, que agora, junto com a Quitanda, está sendo recebida na região de Picos.
“Estamos trazendo esse projeto para que o pessoal de Picos conheça mais da nossa Quitanda, além de cooperativas que são exemplos tanto para o estado como também para o Nordeste e todo o Brasil. Esse momento de agora é uma entrada para trabalharmos a Quitanda nessa região, assim como em outras cidades do Vale do Rio Guaribas e interior no Sul do estado”, frisou.

Tiago Patrício informa ainda os produtos que podem ser encontrados durante o evento do Diálogos Pelo Piauí, com destaque para produção de mel que, segundo ele, é reconhecido por muitas pessoas.
“O mel, que é nosso produto ‘premium’, que todo o mundo conhece, está presente nesse evento, e também temos hortifrutis, cajuína, vários tipos de castanha de caju, doces em geral e uma variedade da agricultura familiar que muitas pessoas podem encontrar aqui”, concluiu.
Estão presentes cooperativas que atuam na comercialização de mel, frutas, castanha, alho, cajuína, além de assentamentos e associações que produzem hortifruti e produtos beneficiados.
Quitanda da Agricultura Familiar
A Quitanda da Agricultura Familiar é um projeto da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que consiste em feiras organizadas para promoção e comercialização de produtos de associações rurais produtores e cooperativas da agricultura familiar.