O que antes simbolizava proteção e presença do Estado hoje se transformou em motivo de medo para moradores do bairro Ilhotas, na zona sul de Teresina. A antiga sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que por muitos anos funcionou em um prédio alugado na região, encontra-se abandonada e tem sido utilizada como ponto de criminalidade.
Em 2023, a Secretaria deixou o prédio e passou a funcionar em uma nova sede no bairro São João, na zona leste da capital. Desde então, o imóvel ficou sem utilização e passou a apresentar sinais de abandono, como acúmulo de lixo e até descarte irregular e água parada. E o pior: sendo local de uso de entorpecentes, depredação e ponto de apoio e esconderijo para criminosos. O Portal O Dia foi até o local conferir a situação e ouvir os relatos dos moradores.
Todos os moradores que falaram com a nossa equipe de reportagem preferiram não se identificar, temendo represálias. Segundo relatos de moradores, ao menos 20 pessoas circulam frequentemente pelo local, que passou a ser utilizado para consumo de drogas e como esconderijo para suspeitos de roubos e furtos na região.
O contraste fica evidente: o espaço que já abrigou a estrutura administrativa da segurança pública agora é apontado como foco de insegurança. Uma empresária da região, que não será identificada na reportagem, relatou sucessivas invasões em imóveis vizinhos. “Eles entraram aqui umas três vezes. Tanto é que a gente tinha colocado um toldo para proteger os pacientes do sol (na entrada de seu estabelecimento). Tivemos que tirar porque estava sendo escada para eles subirem. E você vê que é drogadito mesmo, porque a última vez que entraram, roubaram o extintor de incêndio que estava lá fora e o ventilador. Na casa da frente eles entraram e levaram tudo. Imagine: eles derrubaram um transformador. Um transformador! E do prédio (da SSP), eles levaram tudo, porta, ar-condicionado”.
Ela também detalhou outras tentativas de invasão ao seu estabelecimento: “Aqui foi só uma vez que eles entraram dentro da clínica. Numa outra tentativa, eles queriam entrar pelo vasculante do banheiro. E na terceira vez, o alarme soou e eles correram, mas tiveram a audácia de quebrar um cadeado que tinha naquele portão”, afirmou.

Antiga sede da Secretaria de Segurança do Piauí está abandonada.
“Comprei essa casa aqui porque tinha segurança”
Outro ponto destacado pelos moradores é a sensação de perda de segurança após a saída da Secretaria do local. A moradora relembra como a presença do órgão influenciou na escolha do imóvel. “Quando a imobiliária mostrou, nós ficamos encantados com a casa, porque a casa tava toda bem estruturada e bem na frente da Secretaria de Segurança. Então, era perfeito porque a gente tinha segurança 24h”, lembra.

Residências vizinhas precisaram reforçar segurança por conta do abandono do antigo prédio da SSP-PI.
“Até hoje, tenho clientes que os maridos eram delegados aí, e a gente se sentia seguro. Mas depois que eles saíram, houve uma depredação do prédio muito grande e desvalorizou o prédio e a rua ficou abandonada. Temos amigos na Polícia Militar, e de vez em quando pedimos para que eles façam uma ronda por aqui. Mas eles (usuários de drogas) ficam aí se drogando. Uma tristeza. O prédio é deles agora”.
“Uma cracolândia”, diz vizinho do prédio que já teve casa arrombada
Em outra residência da região, criminosos aproveitaram a ausência dos donos da casa para cometer furtos, levando equipamentos como televisão, CPU de computador, câmera e sensores de presença. “Aqui está uma verdadeira cracolândia, é um ponto, (de uso). Triste, triste. Desde que saíram, o negócio avacalhou, começaram a levar tudo. Aqui tinha um portão, eles levaram o portão e venderam”, relatou outro morador, que também preferiu não se identificar.
A situação evidencia o contraste entre o passado recente do prédio, que abrigava a estrutura da segurança pública estadual, e a realidade atual, marcada pelo abandono, criminalidade e sensação de insegurança para quem vive e trabalha na região.

Espaço virou ponto de uso de entorpecentes, dizem moradores da região.
Confira o antes e depois:
O que diz a SSP
O Portal O Dia entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí para se posicionar sobre o que poderia ser feito para reduzir a insegurança no entorno do prédio que, por muitos anos, foi sede administrativa da Segurança Pública do Piauí. Porém, não obtivemos retorno. Também contatamos a Polícia Militar do Piauí para buscar informações sobre quais ações da PM estão sendo feitas e poderiam ser adotadas para garantir a segurança da região. Também não tivemos respostas. Para ambas, o espaço segue aberto para esclarecimentos.
SDU vai notificar proprietário do prédio
À reportagem, a SDU Sul informou que, após um decreto municipal de fevereiro de 2025, a região passou a ser incluído na zona Centro. Já a SDU Centro afirmou que quando o prédio é privado, ao dono é notificado. Segundo a coordenação de fiscalização da SDU Centro, o dono já foi notificado e fechou as entradas da estrutura. Porém, os vândalos quebraram a parte traseira do prédio. “Já estamos cientes disso e estamos em diálogo com o dono para ele arrumar novamente”, esclareceu a nota do órgão.

