25.7 C
Jacobina do Piauí
15 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

A população precisa ter acesso aos benefícios das leis aprovadas na Alepi, diz a deputada Simone Pereira

Deputada Simone / Foto: Natanael Souza/ Cidadeverde.com

A deputada estadual Simone Pereira (MDB), nesta quarta-feira (08), contou sobre ter assumido como titular em definitivo a cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a eleição de Pablo Santos (MDB) como prefeito de Picos. Relatou sobre a tranquilidade de legislar e ter projetos a longo prazo para o estado.

Simone contou que, embora a Assembleia seja muito atuante, existe a necessidade de que os deputados e deputadas possam levar até a população todos os projetos de lei que podem beneficiar a sociedade, pois muitas leis boas acabam não sendo de conhecimento de todos:

“Ano passado, enquanto presidente da Comissão da Mulher, realizei uma audiência pública sobre as medidas protetivas da mulher. Precisava entender por que, com a legislação tão bem elaborada, com um ministério em favor das políticas para mulher, vemos [taxas] de feminicídio crescente e dos problemas que as mulheres têm sofrido. O que a gente viu é que a própria rede precisa dialogar mais entre elas, porque a população sabe exatamente qual o órgão é a porta de entrada, mas ela não sabe o trajeto.”

A deputada apontou que é necessário explicar todos os processos que façam a população chegar ao objetivo final de suas necessidades. Contou sobre uma lei que foi baseada na sua vivência pessoal, como pessoa que tem obesidade, e a necessidade de que a invisibilidade de pessoas com essa condição fosse contornada:

“Existiam algumas leis sobre [obesidade], mas fragmentadas, e a gente entendeu que houvesse uma lei que abrangesse todo o universo de políticas públicas. Na área da saúde, existe uma lei que todas as unidades precisam ter cadeiras de rodas para pessoas com obesidade, as batas para fazer os exames […] Você chega num restaurante, você precisa juntar duas cadeiras para não correr o risco de quebrar. No transporte público, passam a ter o direito de entrar pela porta contrária à catraca e destinar um percentual de apartamentos no térreo em moradias populares.”

A deputada Simone Pereira falou que, nesse momento em que a lei foi aprovada, sendo a primeira lei do Brasil que trata de uma lei mais completa neste tema, fez com que o estado do Ceará pudesse se inspirar e fazer uma lei igual, homenageando com o nome da deputada. Além da discussão que se iniciou no Congresso Nacional, destacou que o momento agora, dentro da rede pública, é levar para as pessoas que têm esse direito a possibilidade de usufruir o que está disposto nela. Finalizou uma cartilha para intensificar o acesso da pessoa com obesidade aos direitos dispostos na lei.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais