A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria de Educação e apoio da equipe do PPAIC, realizou nesta segunda-feira (9) o II Seminário Municipal de Boas Práticas PPAIC, na Unidade Escolar Severo Rocha Municipal. Com o tema ‘Formação’, o evento teve como público-alvo os professores da educação infantil, ciclo de alfabetização e gestores municipais.
O principal objetivo da reunião foi a promoção do compartilhamento de práticas exitosas entre os docentes da educação infantil, docentes do ciclo de alfabetização e os gestores escolares. Para prestigiar, marcaram presença formadores do município e da região, como das cidades Acauã, Paulistana e Queimada Nova.
Após a palestra, ministrada pela pedagoga e graduada em geografia Nailene de Andrade, a programação continuou com a divisão das salas temáticas por categorias: educação infantil, ciclo de alfabetização e gestores escolares. O professor Ronilson Oliveira, representando a secretária de Educação Arislane Oliveira, parabenizou a equipe PPAIC de Jacobina pelo trabalho desenvolvido. De acordo com o professor, é necessário formar uma boa base para que os frutos sejam colhidos e o desenvolvimento aconteça.
“Parabenizo pelo trabalho, seriedade e compromisso. Eu vejo a preocupação deles em fazer acontecer e que o trabalho dê certo. A preparação da base é tudo e os resultados estão vindo. Não é um trabalho fácil, envolve muita gente, mas os frutos estão sendo colhidos. É isso que interessa para nós”, afirmou.
A coordenadora regional, Isabel Cristina, comentou sobre o trabalho desenvolvido em Jacobina do Piauí, refletindo na evolução do setor e transformação do município em referência na área. O seminário, segundo a profissional, é para compartilhar experiências e melhorar as ações.
“O seminário é o momento onde vamos trocar experiências de todo trabalho desenvolvido na escola. O foco é a formação. É um momento importantíssimo para sugestões de trabalhos que vai ajudar uns aos outros a dar continuidade a um trabalho que já vem sendo desenvolvido”, pontuou.
A meta estabelecida pelo PPAIC é de que todas as crianças piauienses sejam alfabetizadas até os sete anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano. A coordenadora municipal do PPAIC, Maria Cleide, ressaltou a satisfação em observar os avanços e práticas no meio educacional.
“É muito gratificante, pois no compartilhamento de práticas exitosas, vivenciamos as experiências e conhecimentos que permitem aos envolvidos repensar a prática pedagógica em sala de aula. É, também, o momento de valorização daqueles que fazem acontecer no chão da escola: os professores”, disse.
Atualmente, a equipe municipal do PPAIC é composta pela coordenadora municipal Maria Cleide, formadora municipal da Educação Infantil Juscirene e pela formadora municipal do ciclo de alfabetização Suzana.