21.9 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Presidente do TRE é empossado e diz que força federal pode ser convocada por violência nas eleições

Desembargadores Ricardo Gentil e Sebastião Martins - Foto: Divulgação TRE-PI

Na manhã desta segunda-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) empossou os Desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI, respectivamente, para o biênio 2024-2026. A posse que ocorreu no plenário do TRE-PI em Teresina, contou com a presença de autoridades do meio jurídico e político do Piauí.

Agora ocupando a cadeira presidencial antes ocupada pelo desembargador Erivan Lopes durante o biênio 2022-2024, Sebastião Martins fez importantes declarações sobre as dificuldades que poderão surgir durante o pleito eleitoral desse ano. O desembargador afirmou que em casos extremos de violência em razão das eleições, o TRE-PI irá acionar a força federal para atuar na linha de frente da situação.

Eu espero que sejam eleições tranquilas. Agora, eventualmente, se um determinado município tiver muito acirrado com violência política, o juiz eleitoral tem que partir. O juiz eleitoral poderá pedir ao TRE a força federal e daí o tribunal se reúne, não é apenas o presidente, são sete membros, nos reunimos aqui e poderemos requisitar a força federal naqueles municípios onde haja poucos policiais e onde haja indícios de violência

Sebastião MartinsPresidente do TRE-PI

Também presente na solenidade, o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, pontuou as dificuldades que as eleições municipais poderão acarretar. Fonteles destacou que as redes sociais poderão ser um caminho adotado para a propagação de notícias falsas e assim, atrapalhar o processo democrático das eleições.

Olha, as Fake News, sem sombra de dúvidas, a questão da internet, da inteligência artificial, é algo novo que está impactando toda a sociedade, certamente vai impactar as eleições. Então o TSE, principalmente, e o Congresso Nacional têm que legislar nesse sentido, para o povo atuar nesse sentido, melhor dizendo, para garantir a verdade de prevaleça e, portanto, a vontade do povo não seja afetada por essas inteligências artificial e esses mecanismos tecnológicos

Rafael FontelesGovernador do Piauí

Conheça o novo presidente e vice-presidente do TRE-PI

Sebastião Ribeiro Martins é piauiense, nascido em Cristino Castro-PI, tem 66 anos, bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI em 1979. Exerceu o cargo de Juiz de Direito e Juiz Eleitoral em várias Comarcas do Estado do Piauí. Foi Presidente da Associação dos Magistrados Piauiense – AMAPI, por dois mandatos consecutivos (2006/2007 e 2008/2010). Exerceu o cargo de Corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí, no biênio 2014/2016.

Promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) em agosto de 2008, ocupou o cargo de Presidente daquele órgao por dois anos (2019 e 2020). Ocupou o cargo de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI nos períodos de (19/12/2017 a 30/08/2018 e 18/12/2018 a 19/12/2018). Presidiu o TRE-PI no período de 31/08/2018 a 17/12/2018), em face do afastamento do então Presidente, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho.

Ricardo Gentil Eulálio Dantas é também piauiense, nascido em Teresina-PI, tem 67 anos. Bacharelou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em dezembro 1980.Foi Juiz-Adjunto da 1ª a 4ª entrância em várias Comarcas no interior do estado do Piauí. Retornando a capital em 1966, exerceu várias funções no Poder Judiciário piauiense, dentre as quais, Juiz da 1ª Zona Eleitoralde Teresina-PI, bem como, membro da Corte Eleitoral na categoria de Juiz de Direito no biênio (28/04/2008 a 28/04/2010).

Foi conduzido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), pelo critério de antiguidade em março de 2013.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais