18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralIsaías Coelho

70% das cidades do Piauí estão sob risco de perigo para chuvas intensas

Chuva no Piauí - Foto: Cidades em Foco

A Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) emitiu um alerta de chuva para 182 cidades do Piauí, o que representa cerca de 70% do território piauiense. As chuvas intensas atingirão o sudoeste, sudeste, centro-norte e norte piauiense. O alerta, emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), é válido até às 10h desta quarta-feira (3).

O aviso laranja indica chuvas intensas e com potencial grau de severidade. Segundo o boletim, há risco chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, os dados apontam ainda para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O boletim detalha ainda um segundo alerta de cor amarela, com perigo potencial de chuvas. O índice pluviométrico deverá atingir 65 cidades na mesorregião sudoeste piauiense. Para essas regiões, as chuvas podem vir a ocorrer entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Com isso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Previsão do tempo no Piauí - (Divulgação)Divulgação

Previsão do tempo no Piauí

O que fazer em caso de chuvas fortes?

Alguns cuidados durante chuvas com grande intensidade podem preservar sua vida e evitar danos. Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade. Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais