A Polícia Militar do Piauí (PMPI) deu início ao esquema especial de segurança para o período de Carnaval, deslocando cerca de 2 mil policiais para reforçar o policiamento nos 224 municípios do estado. A medida pretende garantir a tranquilidade de foliões, moradores e turistas ao longo do feriado.
Na Grande Teresina, o reforço policial abrangerá cerca de 150 eventos, incluindo blocos de rua e shows. De acordo com o coronel Pitombeira, comandante do Policiamento Metropolitano, desde janeiro a corporação vem intensificando ações preventivas para conter eventuais ocorrências.
“A PMPI está empregando todo o seu efetivo, sem exceção, para garantir a segurança tanto dos foliões quanto de quem optar por ficar em casa. Esse trabalho já vem sendo feito desde janeiro e foi ampliado em fevereiro com foco na prevenção”, afirmou Pitombeira.

Policiais militares vão reforçar os municípios no carnaval.
Além do policiamento ostensivo, a Patrulha Maria da Penha terá um papel fundamental na proteção das mulheres durante a folia. A major Leoneide, comandante da unidade, alertou sobre cuidados essenciais para evitar situações de risco, como não deixar bebidas desacompanhadas e priorizar transporte privado e seguro para o retorno para casa.
“As equipes estarão atentas às fiscalizações de medidas protetivas e ao policiamento nas festas. Reforçamos a importância de as mulheres se manterem vigilantes, não aceitarem bebidas de desconhecidos e sempre combinarem um ponto de encontro em caso de separação do grupo”, orientou a major.
O reforço policial no Carnaval inclui também ações integradas com outros órgãos de segurança, visando coibir crimes e garantir que a festa aconteça com tranquilidade em todo o estado.