O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou na manhã deste domingo (6), em Teresina, da votação do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 do Partido dos Trabalhadores (PT).
Criado em 2001, o PED é uma marca do PT e permite que os filiados escolham diretamente seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais, mobilizando a militância em todo o país.
Para Wellington Dias, o momento é significativo para o partido. “O PT valoriza a participação popular. É por isso que vemos tantas pessoas envolvidas nas votações das direções em todos os níveis, após amplo debate interno”, afirmou. Ele também destacou que, uma vez definida a posição majoritária, ela passa a ser seguida por toda a sigla. “O PT é conhecido pelo debate e pelas divergências de ideias, mas isso é democracia: garantir o direito à manifestação de pensamento”, disse.
A votação ocorre das 9h às 17h nos diretórios municipais, respeitando os fusos horários regionais. Em Teresina, o processo é realizado no Liceu Piauiense.
Os eleitos para os cargos nas direções partidárias, conselhos fiscais e comissões de ética terão mandato de quatro anos.