22.9 C
Jacobina do Piauí
26 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Wellington Dias e Rafael ligam para Lula e confirmam aliança global contra à fome e pobreza

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles (PT) ligaram nesta sexta-feira (24) para o presidente Lula e anunciaram que os países do G20 vão fechar o acordo global de combate à fome e a pobreza no mundo.

Wellington Dias informou que por unanimidade os termos da aliança foram aprovados, espécie de compromissos, nas 20 maiores economias do planeta reunidas na capital piauiense.

“A força-tarefa, que reuniu mais de 50 delegações em Teresina, conseguiu alcançar a convergência total nos termos de referência no quadro de governação da aliança global contra a fome e a pobreza. Também conseguimos a convergência total em um modelo de aliança global para as declarações de compromissos. São dois importantes documentos que fazem parte de todo esse esforço desde a Índia”, disse Wellington Dias.

Ele informou que o texto final da declaração dos países do G20 contra a desigualdade alimentar e nutricional está quase pronta e será disponibilizada em plataforma online para as delegações.

“Ficou para uma próxima etapa apenas os quatro parágrafos sobre o pilar financeiro na declaração da aliança global que serão formuladas com base também nas contribuições recebidas em Teresina, mas esse eixo, o ministro Fernando Haddad é que coordena com as áreas de economia, fazenda dos países que compõe o G20”, disse Dias.

Segundo ele, ficou em aberto apenas a questão do financiamento que será definido em julho em reunião com os ministros de Fazenda no Rio de Janeiro.

Em Teresina, países do G20 assinaram proposta de acordo de combate à fome e a pobreza no mundo até 2030.

Mais de 50 delegações estiveram reunidas nos três dias na capital piauiense,  no Centro de Convenções de Teresina, definido termos de como ocorrerá a ajuda financeira dos países ricos no combate à desigualdade alimentar e nutricional. Nas discussões foram apresentados projetos exitosos no Brasil e no Piauí de combate as desigualdades sociais.

Ontem, as delegações ficaram até tarde da noite fechando os termos do compromisso que será fechado em Teresina. Segundo a ONU mais de 750 milhões de pessoas passam fome no mundo.

Wellington Dias informou que a proposta que saiu de Teresina será discutida em julho entre os ministros de estado dos países e em novembro, no Rio de Janeiro, com a cúpula dos chefes de estado.

“Saímos daqui com a certeza de que o mundo terá uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza a partir de novembro, ao final da presidência brasileira do G20”, disse Wellington Dias.

Por Yala Sena  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais