Um dos ícones do samba brasileiro, Neguinho da Beija-Flor, deverá receber o título de cidadania teresinense. A homenagem, idealizada pelo vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara, reconhece a contribuição cultural do cantor e sua relação com a capital piauiense.
Nesta terça-feira (5), o vereador Enzo Samuel ressaltou o valor do título e o papel de Neguinho da Beija-Flor na promoção cultural da cidade.
“Primeiro dizer que é um título muito importante. O Neguinho da Beija-flor tem um grande trabalho na área da cultura e do fortalecimento aqui no nosso município, principalmente no carnaval que é a maior festa popular do nosso país”, afirmou.
O vereador disse que Neguinho da Beija-Flor, um dos ícones do samba brasileiro e intérprete da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, possui um histórico de colaboração com o carnaval teresinense.
“Para quem não conhece o Neguinho da Beija-flor, Teresina já teve uma época que as escolas de samba eram o carro chefe do carnaval da cidade. Neguinho da Beija-flor sempre teve essa cooperação entre Beija-flor, Rio de Janeiro e as escolas de samba daqui”, ressaltou Enzo Samuel.
O presidente da Casa também destacou o envolvimento de Neguinho com ações locais voltadas para a arrecadação de recursos para as organizações de samba em Teresina.
“Chegou, inclusive, a fornecer materiais e realizando atividades culturais para poder arrecadar dinheiro para as escolas de samba de Teresina, assim como foi incentivador do projeto que tinha Seis e Meia no seu retorno”, concluiu.
O assunto iria ser debatido e votado na sessão desta terça-feira (5) na Câmara Municipal de Teresina, contudo a votação da proposta de concessão do título de cidadão teresinense a Neguinho da Beija-Flor deverá ser realizada em outra data, após falta de quórum dos parlamentares. Ainda não há nova data marcada para a apreciação da matéria.
Fonte: O Dia