A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ocorreu na manhã desta segunda-feira (30), na Unidade Escolar Petrônio Portela, localizada em Jacobina do Piauí. Na ocasião, foram escolhidos dois estudantes para apresentarem os projetos.
A conferência contou com a presença do prefeito Vanderlei Carvalho, assim como do presidente da Casa Legislativa, Chico Abreu, e da vereadora Edilene. O prefeito parabenizou a direção da escola e os envolvidos na idealização do projeto para abraçar uma causa importante como o meio ambiente, além de reforçar o apoio nos eventos para que a ação alcance não apenas o nível regional, mas estadual e nacional.
“A educação é o caminho para que a gente possa preservar o meio ambiente e trabalhar um ambiente sustentável para o desenvolvimento. O tema é urgente e parabenizamos toda a escola e alunos que estão abraçando a causa. O projeto envolve toda a sociedade e estamos apoiando”, afirmou.
O secretário de Educação, Miqueias Rodrigues, pontuou as ações organizadas no município e reafirmou a importância de cumprir a demanda solicitada pelo Governo Federal para que a conscientização com o meio ambiente fosse executada com responsabilidade.
“É de suma importância o trabalho do meio ambiente junto às escolas. São pautas importâncias de cuidado com o meio ambiente, utilizando os nossos jovens e adolescentes como instrumento no trabalho de conscientização”, completou.
O PROJETO
Desenvolvido durante a Conferência de Meio Ambiente da Unidade Escolar Petrônio Portela, integrando a etapa local da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, o projeto “SemeAR – Saber, Ambiente e Responsabilidade”, coordenado pelo professor José Nilton de Araújo, será apresentado para a comunidade com uma série de ações e atividades sustentáveis.
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Jacobina do Piauí e possui como objetivo a promoção da educação ambiental, crítica e inclusiva como caminho para a justiça climática, por meio de ações sustentáveis e participativas entre escola e comunidade. O projeto será apresentado pelos alunos Bianca de Carvalho e Gabriel da Silva.
De acordo com o planejamento dos estudantes, o processo recebeu força considerando que a escola está inserida em uma comunidade que sofre com a degradação ambiental causada por práticas inadequadas, como a existência de um lixão a céu aberto, o desperdício de água e alimentos e a falta de arborização urbana.
Iniciando em agosto e setembro de 2025 e seguindo até 2026, o plano de ação receberá apoio das Secretarias do município, além do Instituto Federal do Piauí, propondo campanhas educativas, pontos de coleta, plantios de mudas e mobilização da comunidade.
Saiba mais: PROJETO – SemeAR