A Unidade Escolar Hucênio Coelho Damasceno, localizada no Assentamento Cachoeira, zona rural de Paulistana do Piauí, realizou na última quinta-feira (12) um desfile cívico em alusão ao 7 de setembro. A edição contou com o tema “Histórias e Memórias da Comunidade”.
A diretora da instituição, Claudiane Auzeni, pontuou a importância do desfile cívico para reviver a história municipal e fortalecer a identidade cultural das gerações. Além disso, é um momento de aproximação dos pais, alunos, famílias e associações com respeito e união.
“O desfile cívico tem um papel fundamental na preservação da identidade cultural e no fortalecimento dos laços comunitários. Representa uma oportunidade para que a comunidade celebre mais uma vez suas tradições e reforce o senso, pertencimento e unidades entre seus membros”, disse.
O projeto Histórias e Memórias recebeu grande reconhecimento em razão da oportunidade de aprendizagem da cultura local, estimulando o estudo da história e construção da identidade coletiva.
O processo foi benéfico para a escola, considerando que foi uma ferramenta de incorporar novas metodologias. Além disso, os alunos ainda aprenderam sobre todos os setores municipais e puderam exercitar a escura, respeito e empatia.
Aos 71 anos, Romão é pai de um dos alunos da comunidade escolar e destacou a felicidade e nostalgia durante os eventos que relembram a história da localidade, valorizando o passado e repassando todas as conquistas garantidas pelos antepassados.
“Eu vejo a cultura local como a nossa maior riqueza, especialmente em uma comunidade como a nossa, que enfrenta tantas dificuldades. A escola nos faz reviver através desses eventos e lembremos quem somos e vivemos. Quero fazer isso para o resto da vida, até não aguentar mais subir no cavalo”, afirmou.
HISTÓRIA
A Comunidade Assentamento Cachoeira iniciou sua história há 23 anos, com a chegada dos primeiros moradores. Atualmente, a localidade conta com 129 famílias e, para manter a tradição, as casas e terrenos não podem ser vendidos, mas devem ser repassados de geração para geração.
A economia gira em torno da criação de ovinos e caprinos, agricultura familiar, venda de leite, produção e comercialização de queijo, mel e outros derivados. A cultura é formada pela música e costumes tradicionais, além de artesanatos, festejos e datas comemorativas.
Na religião, a comunidade possui influência da Igreja Católica, sendo devotos de São Sebastião, bem como da Igreja Evangélica, com comemorações especiais e valorização da fé dos fiéis moradores.
A localidade ainda é representada no esporte, possuindo dois times de futebol: Assentamento Futebol Clube e Parceria Futebol Clube. O principal objetivo das equipes é introduzir a juventude na prática esportiva e melhorar a integração social.