26.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Um em cada 10 brasileiros sofre com fobia social, aponta estudo

Foto: Freepik

Um transtorno de ansiedade tem preocupado especialistas em saúde mental: a ansiedade social, ou “fobia social”. É um problema silencioso, mas que atinge 13% da população brasileira. De acordo com estudo da da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, 27,5 milhões de pessoas no Brasil sofrem com o transtorno.

A fobia social costuma começar ainda na adolescência e atrapalha a pessoa de viver situações comuns do dia a dia. Mas é importante entender a diferença entre timidez e transtorno de ansiedade social, duas coisas diferentes.

“Quando eu acho que essa relação vai impactar no meu dia a dia, que esse meu medo persistente de que vou ser julgado, que alguém vai me humilhar, que essas situações sociais vão acabar afetando minha personalidade, aí sim a gente pode falar numa ansiedade social, ou numa fobia social”, explica o psicólogo Danilo Suassuna.

O transtorno afeta atividades do dia a dia, como ira a um salão de beleza, enfrentar a fila de um supermercado, ir à academia. Ambientes comuns para a maioria das pessoas, mas que, para outras, são gatilhos que despertam ansiedade.

“A partir do momento que isso se torna uma dor para o indivíduo, de não conseguir sair, de impedir as atividades diárias, aí a gente precisa procurar um psicólogo, procurar ajuda, pra entender quais são esses fatores no ambiente que me fazem escolher não estar lá. E aí a gente vai atrás de uma terapia, porque a terapia vai te ajudar a identificar quais são os lugares que são positivos pra você e os lugares que realmente são agressivos”, explica.

Fonte: Por SBT News

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais