27.7 C
Jacobina do Piauí
25 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Taxa de abstenção no Piauí aumenta para 17% e supera percentual da eleição passada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 450 mil eleitores piauienses não compareceram às urnas neste domingo (02). O dado é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representa um percentual de 17,70% do eleitorado do estado.

A abstenção cresceu no Piauí em comparação à eleição de 2018, quando 15,7% do eleitorado não foi às urnas.

Em nível nacional, o Brasil registrou o nível de abstenção desde 1998. 32 milhões de eleitores não compareceram às urnas, segundo Tribunal Superior Eleitoral, o que representa um índice de 20,9%.

O eleitor que não votou nem apresentou justificativa no primeiro turno tem 60 dias, a contar com a data da eleição, para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.

O cidadão que não votar em três eleições consecutivas (cada turno corresponde a uma eleição),  não justificar sua ausência e quitar a multa devida terá o registro do título eleitoral cancelado e pode sofrer restrições como:

  • Ficar impedido de obter passaporte ou carteira de identidade
  • Receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.
  • Ser investido e nomeado em concurso público
  • Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo
  • Obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

A regra só não se aplica aos eleitores cujo voto é facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos) e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Natanael Souza

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais