26.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em Foco

Semarh autoriza mais de 100 processos para concessão de outorgas e regularização de poços para combater a seca no Piauí

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) intensificou as ações de regularização de poços e concessão de outorgas, com mais de 100 processos autorizados até o momento. Somente nessa sexta-feira (11), o secretário Feliphe Araújo assinou 30 novos processos, reforçando o compromisso do governo estadual em garantir o acesso legal e sustentável à água, especialmente durante o período de seca grave que afeta o estado.

A medida ocorre em um contexto crítico: o Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios em razão da escassez de chuvas, conforme o Decreto nº 23.699, publicado no Diário Oficial do Estado em 3 de abril de 2025.

O secretário Feliphe Araújo destacou a importância da celeridade no processo de regularização. “Somente nestes 11 primeiros dias de gestão já autorizamos mais de 100 processos de regularização de poços e outorgas para combater os efeitos da seca grave no Piauí. Estamos empenhados em agilizar a análise e autorização dos processos de regularização de poços e outorgas. Nosso objetivo é zerar a fila de solicitações até o final deste mês, garantindo que a população tenha acesso à água de forma legal e segura”, afirmou.

O diretor de Recursos Hídricos, Felipe Gomes, ressaltou o papel da outorga na gestão sustentável dos recursos hídricos.

“A outorga é fundamental para controlar o uso da água subterrânea, evitando a exploração excessiva dos aquíferos e assegurando a disponibilidade desse recurso para as futuras gerações. Faremos o que for possível para dar celeridade aos processos”, disse.

Já o diretor de Tecnologia, André Nogueira, destacou o uso de ferramentas digitais para otimizar o processo. “Implementamos sistemas digitais que permitem a análise mais rápida e eficiente dos processos, garantindo transparência e agilidade na concessão das outorgas”, enfatizou.

A regularização de poços e a concessão de outorgas são essenciais para assegurar o uso responsável da água, especialmente em períodos de escassez. Essas ações contribuem para a preservação dos recursos hídricos e para a segurança hídrica da população piauiense.

F

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais