Em busca de oferecer um atendimento de excelência no Hospital Regional Justino Luz, a Secretaria de Saúde do Estado – Sesapi, através do secretário, Francisco Costa, está concentrando esforços para concluir as obras de reforma e ampliação da unidade. Para isso a Sesapi estabeleceu um prazo de até 40 dias para entrega da Unidade de Terapia Intensiva de adulto, a reforma e ampliação do ambulatório, recepção e emergência.
Empenhados em dar celeridade às obras, os diretores da Unidade, Valério Borges e Vinícius Castro, receberam nesta semana a equipe da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar- DUDOH. Na oportunidade foi feito um levantamento completo de todos os equipamentos necessários para conclusão e entrega da unidade. “A estruturação física da UTI está finalizada, o que está em estruturação é a rede de oxigênio, o processo licitatório findou e a empresa já está instalando os tanques de oxigênio líquido”, frisa Valério Borges.
De acordo com o secretário Francisco Costa, as construções da Casa de Apoio à Gestante e o Centro de Parto Normal- CPN, que compõe a Rede Cegonha, serão retomadas, após a inauguração da UTI. O CPN é composto de cinco salas de parto normal e humanizado.
Segundo o secretário, no momento a prioridade é a entrega da área de Urgência e UTI. “A proposta do governo do Estado é exatamente melhorar essa infraestrutura, para isso estamos trabalhando em várias frentes, o governador Wellington Dias está muito interessado que possamos concluir essas obras que tem causado muitos transtornos, ao atendimento à população e precisamos resolver o mais rápido para melhorar o acolhimento da população de toda a região do território Vale do Guaribas que recorre ao Hospital Justino Luz”, afirma Francisco Costa.
Funcionamento da UPA
A Sesapi, também, está dialogando com a Prefeitura Municipal de Picos para agilizar a abertura da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, que está em fase avançada, com aproximadamente 95% executada, “esta obra também vai ajudar o hospital, pois boa parte do serviço de urgência e emergência vai migrar para essa estrutura, porque é bem mais ampla do que é o pronto socorro hoje. Então, desta forma, teremos um tratamento melhor, mais qualificado com ambiente e equipamentos adequados”, ressalta Francisco Costa.
Novo Hospital Regional
Entretanto, os benefícios para a região de Picos, vão além da conclusão da UPA e reestruturação do HRJL, para o mês de abril, o secretário Francisco Costa assegura que serão retomadas, as obras do novo Hospital Regional e melhorias para a Policlínica, para a qual está sendo ampliada a oferta de consultas e exames especializados, que atenderão a toda região.
“Tivemos grandes problemas neste processo, mas todas essas fases já foram superadas, o processo está apto para publicação, e definitivamente retomar a obra. Estamos pensando em ações imediatas, de médio prazo, mas também ações de longo prazo, que é a solução definitiva, a construção do novo hospital regional, que vai trazer melhoria na saúde de toda região de Picos e Vale do Guaribas”, conclui o secretário Francisco Costa.
Asscom