34.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralSaúde

Secretaria de Saúde confirma 5 novos casos suspeitos de coronavírus no Piauí

Imagem ilustrativa reprodução

Atualizada às 18h

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou na tarde desta quinta-feira (5) que está investigando 5 casos suspeitos de coronavírus no Piauí. Destes, 4 estão em Teresina e um em São Miguel do Tapuio. Na tarde de hoje, o Ministério da Saúde havia informado que apenas um caso estava sob suspeita no estado. Outros dois casos já haviam sido descartados.

Segundo a Sesapi, o caso de São Miguel de Tapuio é uma gestante de 7 meses que mora em Milão e está no estado visitando familiares. Ela está no município desde o dia 21 de fevereiro. Em seu histórico de viagem, a paciente passou pela Ilha do Sal na Costa da Africa, chegando ao Brasil por Salvador, onde permaneceu 3 dias.

De acordo com a Secretaria, a gestante iniciou os sintomas no dia 3 de março apresentando febre, dificuldade para respirar, cefaleia, coriza e mialgia.

Dos casos de Teresina, um é do sexo feminino e possui 25 anos. Tem histórico de viagem para Paris e Roma. As amostras de secreções não apontaram para influenza e vírus respiratório, sendo remetidas para o Instituto Adolfo Lutz.

Outro caso é um garoto de 8 anos, com histórico de viagem para Madri. Retornou ao Piauí no dia 2 de março. Apresenta sintomas como febre de 39,5º, congestão nasal e mialgia. Compareceu ao serviço de saúde ontem, onde fez coleta secreção com orientação para isolamento domiciliar.

Brasil

Segundo a nova atualização do Ministério da Saúde, subiu para oito o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil. Entre os casos, seis ocorreram em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Esse último se refere a uma mulher de 37 anos que viajou para a Itália.

Também subiu para 636 o número de possíveis casos ainda em investigação. Outros 378 já foram descartados após exames.

Mais cedo, a pasta confirmou o 4º caso da doença, uma adolescente de 13 anos que viajou para a Itália. Inicialmente, o ministério havia informado que o registro não entraria na lista de confirmados por não se enquadrar na definição de caso de covid-19, já que ela não apresentou sintomas da doença, como febre e tosse seca.

Após reunião com especialistas nesta quinta-feira (5), a pasta recuou da decisão e decidiu classificar o registro como confirmado.

Hérlon Moraes (Com informações da Folhapress) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais