27.7 C
Jacobina do Piauí
25 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Saúde de Picos promove capacitação para profissionais da área do combate à hanseníase

Capacitação reuniu profissionais da SMS (Foto: Valdo Benedito

A Prefeitura de Picos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde com parceria da Coordenação do Pronto Atendimento Médico (PAM), realizou na manhã desta terça-feira (15/03), uma palestra que objetivou o aprimoramento das atividades clínicas e hospitalares na prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Coordenado por Gilberto Valentim, o projeto almeja o diagnóstico e o tratamento da hanseníase, estando a buscar, juntamente à Secretaria Estadual da Saúde, a capacitação dos principais municípios do Piauí e estarão durante todo o dia no Auditório do Premem com a parte teórica.

No dia seguinte, conforme afirma o doutor, estarão a iniciar as práticas no Posto de Saúde Belinha Nunes e, por fim, na quinta e sexta-feira, estarão na Unidade de Saúde, no bairro Morada do Sol.

“Os agentes de saúde já estão em campo fazendo a seleção dos pacientes, fazendo a triagem para a gente fazer a avaliação, o diagnóstico e a suspeição dos casos’’, afirma Valentim.

Coordenador Administrativo do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Daniel Holanda)

A infecção endêmica no país é contraída pelo contato com a bactéria Mycobacterium leprae, através de uma pessoa com várias lesões que não se tratou, o que leva o Brasil a amargar o segundo lugar no ranking de países mais atingidos pela enfermidade, estando atrás tão somente da Índia, conforme afirma a dermatologista Dra. Maria Kátia Gomes, assessora do Governo do Estado do Piauí, em nome do Ministério da Saúde e responsável pela ministração da palestra capacitacional.

“A política do Ministério e da Organização Mundial da Saúde é colocar o diagnóstico e o tratamento mais perto da casa do paciente. A rede que temos de capacitar para reconhecer o que é hanseníase como tratar é o Posto de Saúde”, afirma a chefe do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde (DMAPS).

Dermatologista, Dra. Maria Kátia (Foto: Daniel Holanda)

A dermatologista ainda menciona que, a cada cem pessoas que entraram em contato com o bacilo, dez adoecem, mas, apesar da infecção, a doença é totalmente curável.

O evento contou com a participação de profissionais da Saúde atuantes na área, como a enfermeira Ionara Holanda, que afirma ser necessária a permanente atualização dos profissionais de saúde em relação às doenças, tratamentos e prevenção. “A iniciativa da capacitação é fundamental’’, denota a Mestra em Ciências e Saúde.

Enfermeira, Ionara Holanda (Foto: Daniel Holanda)

A doutora Maria Kátia avisa: “Se você, na sua casa, observar na sua pele caroços, manchas dormentes, dormência nas mãos e nos pés, perda do cabelo do rabo de sobrancelha, orelha mais gordinha, dificuldades para respirar, procure a Unidade de Saúde mais perto da sua casa. A ideia é que todos os médicos que trabalhem em Postos de Saúde no Piauí sejam capazes de reconhecer a hanseníase e tratá-la.’’, alerta a Dra. Maria Kátia.

Por: Valdo Benedito / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais