A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vai realizar, nesta sexta-feira (11), um cadastramento de piscicultores durante a programação da Feira de Serviços do Diálogos pelo Piauí em Paulistana. A ação é voltada a todos os criadores do Território Chapada Vale do Itaim.
Serão cadastrados tanto piscicultores (que produzem peixes em ambiente controlado, seja em viveiros, tanques ou outros meios, controlando sua alimentação, saúde e crescimento), ou pescadores, que capturam peixes e outros organismos aquáticos em rios, lagos ou mares, utilizando diversas técnicas.
O cadastro funcionará como uma espécie de censo e, a partir dele, a SAF poderá realizar um diagnóstico da situação nos territórios e rastrear os piscicultores para participação em programas da agricultura familiar do estado, como o de distribuição de alevinos. Para realizar este cadastro, é preciso levar um documento de identificação e responder a um questionário que será feito na hora.
As perguntas envolvem tanto a parte sócio-econômica, como a estrutura básica da propriedade do produtor, se tem água encanada, por exemplo, quanto em relação à produção, como o tamanho e quantidade de tanques que ele possui e administra.
Diálogos pelo Piauí
Além do cadastro de piscicultores, a SAF vai participar com a orientação a outros programas, como Crédito Fundiário, Programa de Alimentação Saudável (PAS), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros. Também terá a presença da Quitanda da Agricultura Familiar, com os alimentos produzidos no Território Chapada Vale do Itaim. A Feira de Serviços inicia às 8h, com intervalo entre 12h e 13h, e finalização às 17h.
