31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíCaridade do PiauíDestaqueGeral

Renúncia de candidato em Caldeirão Grande do Piauí eleva para 12 o número de candidaturas únicas no Piauí

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí

O então candidato a prefeito Antônio Ildefonso Vidal Militão, do Partido Renovação Democrática (PRD), renunciou à disputa majoritária na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, distante a 440 km de Teresina. Com a renúncia do candidato, o cenário político no município também mudou, resultando agora em apenas um nome na majoritária na cidade, elevando para 12 o número de candidaturas únicas no Piauí.

Antônio Ildefonso, que tinha como vice Raimundo Aderson de Araújo, do Solidariedade, ingressou com pedido de renúncia da candidatura majoritária junto à 40º Zona Eleitoral, posteriormente homologada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

A renúncia foi oficializada no dia 19 de setembro. Conforme as informações, o processo de desistência acabou passando por alguns trâmites burocráticos. O então candidato apresentou o pedido de renúncia à candidatura, porém sem firma reconhecida em cartório. Contudo, Antônio Ildefonso assinou posteriormente um termo de renúncia, junt ao servidor do cartório eleitoral.

O pedido de renúncia foi homologado pela Justiça Eleitoral da 40º Zona Eleitoral, por meio da assinatura do juiz eleitoral Enio Gustavo Lopes Barros. Com isso, a decisão também incide diretamente no candidato a vice, gerando, assim, seus efeitos legais.

Com a renúncia de Antônio Ildefonso, a disputa majoritária na cidade de Caldeirão Grande do Piauí segue apenas com um candidato: o prefeito Felipe Gonçalves, do PSD, que concorre à reeleição em chapa conjunta com João Vianney, do mesmo partido.

Candidaturas únicas no Piauí

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que o Piauí é o sexto estado do país com maior número de candidaturas únicas a prefeito nas eleições municipais deste ano. O levantamento evidencia que, do total de candidaturas homologadas para disputar o próximo pleito no Piauí, 5% delas são de candidaturas únicas, representando, assim, 11 cidades com apenas uma chapa majoritária. Com a saída de Antônio Ildefonso esse patamar sobe para 12.

O que muitos eleitores não sabem é que, nesses municípios, a votação é meramente homologatória, já que um só voto válido seria suficiente para eleger o candidato. Ao O Dia, o advogado eleitoral Raimundo Júnior, destacou que a única chance de o candidato não ganhar a eleição seria se nenhum voto válido fosse computado na urna no município em que ele está concorrendo, incluindo o dele próprio.

Confira como fica agora o cenário de candidaturas únicas no Piauí:

  • Caridade do Piauí – Candidato: Clei Carvalho (PSD);
  • Jacobina – Candidato: Vanderlei Carvalho (MDB);
  • São José do Piauí – Candidato: Admaelton Bezerra (MDB);
  • Floresta do Piauí – Candidato: Claudionor (MDB);
  • Riacho Frio – Candidato: Jabes Junior (PSD);
  • Belém do Piauí – Candidato: Jonatas Noronha (MDB);
  • Bela Vista do Piauí – Candidato: Prefeito Neto (PT);
  • Cocal de Telha – Candidata: Karyne do Rodrigão (PSD);
  • Barra de Alcântara – Candidato: Mardônio Soares (MDB);
  • Santo Antônio dos Milagres – Candidato: Paulo Casimiro (PSD);
  • Antônio Almeida – Candidato: Marcelo Toledo (MDB); e
  • Caldeirão Grande do Piauí – Candidato: Felipe Gonçalves (PSD).

Fonte|: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais