34.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Queimadas provocaram mais de 200 interrupções de energia ou risco para a rede elétrica no Piauí

Queimadas prejudicam o fornecimento de energia elétrica na capital e interior do Piauí. — Foto: Divulgação/Ascom Equatorial Piauí

No primeiro semestre deste ano foram registradas 214 ocorrências de queimadas em vegetação próximo de rede elétrica no Piauí. Desse total, aproximadamente 90% provocaram a interrupção da distribuição de energia elétrica, segundo a Equatorial Piauí, concessionária de energia que atende a capital e cidades do interior do estado.

De acordo com Abraão Menezes, executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, quase 9 mil pessoas já foram afetadas este ano por causa de queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia elétrica.

“Quando ocorrem queimadas próximo da rede, o calor danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região. Inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura demanda um tempo considerável. Além dos prejuízos causados, dependendo da circunstância, a prática de queimada pode ser configurada crime”, afirmou.

Segundo a major Nájra Nunes, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, além do rompimento da fiação elétrica, que pode causar choque elétrico, os resíduos liberados pelas queimadas podem provocar ou agravar crises respiratórias das pessoas durante a pandemia da Covid-19.

“O período de estiagem mal começou e, no entanto, os casos de queimadas em vegetação já aumentaram bastante. Já superou o ano de 2019. Essa situação é ainda mais crítica se pensarmos que estamos no meio de uma pandemia. As queimadas liberam resíduos que afetam a saúde das pessoas”, informou.

No Piauí, o Corpo de Bombeiros já atendeu 122 casos de queimadas em vegetação até junho, sendo que no mesmo período em 2019, foram atendidas apenas 92 ocorrências. Ainda conforme a major Nájra Nunes, em caso de rompimento de fios da rede elétrica, é necessário que as pessoas procurem manter distância dos fios comprometidos e acionar os bombeiros.

“Quando é princípio de incêndio, as pessoas ainda podem atuar jogando água, usando abafadores. No caso que tiver atingido uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação e o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente, por meio do número 193. A concessionária de energia que atende deve ser informada também para tomar as medidas relativas à distribuição de energia”, ressaltou.

Confira dicas de como evitar queimadas próximo à rede elétrica:

  • Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
  • Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais