Na noite desta quinta-feira (28), em sessão solene realizada na Câmara de Picos, o promotor de Justiça Petrônio Henrique, da Comarca de Paulistana, foi homenageado com título de Cidadania Picoense.
A proposição foi feita pelo presidente da Casa, Eriberto Barros, e endossada pelos demais vereadores.
Durante a solenidade, estiveram presentes, além dos já citados, o Corregedor-Geral da Polícia Civil do Piauí, Alfredo Cadena; os vereadores Antônio Moura, Toinho de Chicá, Pedro Pio e Filomeno Portela; além de convidados do homenageado.
Petrônio Henrique foi delegado da polícia civil no município, tendo sido, por um tempo, delegado regional e depois representou a Delegacia de Crimes contra o Patrimônio – DEPATRI. Atualmente, ele ocupa o cargo de Promotor de Justiça em Paulistana.
Em seu discurso, ele agradeceu a homenagem e disse esperar que em breve possa retornar para Picos.
“Quero agradecer ao vereador Eriberto Barros, propositor desta homenagem, sobre quem estendo o agradecimento a todos os demais vereadores. Sou cearense e, para mim, é muito importante receber este título, esta homenagem em vida m. Vim para Picos em razão de minha aprovação para delegado. Aprendi muito aqui. Conheci boas pessoas, afetuosas, que estão sempre de braços abertos para me ajudar e, para mim, isso é muito gratificante. Estarei me ausentando um pouco de Picos em razão de um novo cargo que agora ocupo, mas espero retornar em breve, para ajudar ainda mais essa cidade, que aprendi a gostar e agora posso chamar de minha, pois agora me torno picoense e piauiense”, declarou.
O presidente da Câmara, Eriberto Barros, ressaltou o motivo de er escolhido homenagear o ex-delegado e promotor de Justiça Petrônio Henrique.
“Nos tempos de hoje temos uma preocupação muito grande à violência, principalmente nas grandes cidades. E aqui em Picos não é diferente. Acompanhei de perto o trabalho do ex-delegado, e agora promotor de Justiça, Petrônio Henrique, e vi seus serviços prestados como delegado civil. Então é preciso reconhecer, em vida, seu trabalho”, ressaltou.
O Corregedor Alfredo Cadena destacou o caráter do homenageado durante seu curso de formação, do quanto era bem quisto pelos colegas e do quão empenhado foi em exercer sua profissão.
“Conhecemos o Petrônio no curso de formação dos delegados civis. Ele era um aluno exemplar, cidadão de bem, bem quisto por todos os colegas. E sempre mantive contato com ele quando ele esteve como delegado seccional de Picos e na Depatri. Ele entrou e saiu da Polícia Cívil pela porta da frente, como um bom delegado, combatendo a criminalidade em Picos. Agora, como promotor de justiça, acredito que seguirá realizando um bom trabalho na região e espero que retorne em breve para Picos a fim de seguir exercendo seu bom trabalho aqui”, afirmou.
Veja as fotos!