24.6 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Projeto de concessão para irrigação no Norte do Piauí tem consulta pública aberta

Foto: Governo Federal

Já está disponível online, a consulta pública para a concessão da segunda etapa do Projeto Público de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. Sugestões de investidores, sociedade civil e produtores irrigantes locais podem ser inseridas até o dia 23 de fevereiro.

A expectativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) é que as sugestões contribuam com o aperfeiçoamento do projeto, de forma a reforçar o desenvolvimento agrícola e econômico da região norte do Piauí. São previstos investimentos de R$ 853 milhões em infraestrutura; R$ 5,4 bilhões para operação e manutenção; e geração de 6 mil empregos diretos.

Entre os municípios de Parnaíba, Buriti Lopes e Bom Princípio do Piauí, a aproximadamente 350 km da capital Teresina, o projeto está localizado à margem direita do rio Parnaíba, onde a água é captada. O Governo Federal já investiu na infraestrutura básica, que inclui estruturas de captação e bombeamento, canal principal e suprimento elétrico. Ao longo de 35 anos, o futuro concessionário será responsável pelos novos investimentos.

Histórico 

A primeira etapa do projeto abrangeu uma área de 2.443 hectares irrigáveis, dos quais cerca de 1.900 hectares estão atualmente em operação. O destaque da produção são frutas orgânicas para exportação à Europa e América do Norte, como caju, goiaba, acerola, coco verde, limão, manga e banana, além de hortaliças para o mercado local.

A nova concessão envolve uma área total de 9.847 hectares, com 6.017 hectares de terras irrigáveis. A proposta prevê a exploração agrícola e a complementação da infraestrutura existente. A empresa concessionária será responsável pela instalação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação comum para ambas as etapas do projeto. Além disso, a concessão incluirá a opção de transferência de propriedade das terras, condicionada a critérios de desempenho.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais