26.4 C
Jacobina do Piauí
25 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Professora picoense lança livro sobre a história do bairro Junco

Foto: Divulgação do livro

Acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, no auditório Fontes Ibiapina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus de Picos, o lançamento do livro, “Entre o tempo e a memória, a história da religiosidade no bairro Junco: um recorte de 1950 aos dias atuais”, produzido pela professora aposentada Maira Do Carmo Meneses de Aquino.

Essa obra conta a história do bairro Junco na cidade de Picos, onde relata a vida dos primeiros moradores e as conquistas ao longo dos anos.

“É um recorte da década de 50 aos dias atuais. Neste livro registra-se as primeiras caminhadas da nossa igreja,  do nosso povoado, que não era bairro, era um povoado com poucas pessoas, e onde celebrava a palavra de Deus nas calçadas, nos terreiros das casas. É um livro que eu lhe recomendo a ler, e achei muito significativo escrever “, relatou a autora.

Maria Do Carmo frisa, que essa obra fará parte das bibliotecas das escolas. “Essa história está ai, para ser pesquisada, lida, estudada e conhecida, por pesquisadores, acadêmicos, leitores e as pessoas que gostam de ler e conhecer a realidade”, disse.

No livro, a autora descreve como foi a vivencia desse povo na comunidade, em ralação a religiosidade, agricultura, cultura,  educação, lazer entre outros.

Ainda segundo Maria Do Carmo, até a década de 60, as missas eram celebradas nas casas, e por volta do ano 1967, iniciou o primeiro mutirão e construíram a capela. Somente em 1982 foi criada a paróquia de São Francisco de Assis.

“Não precisava mais celebrar nas calçadas, no terreiros, e nem no colégio Miguel Lidiano. Depois da construção da Unidade Escolar Miguel Lidiano, tudo funcionava no local, por exemplo, Posto de Saúde, vacinação, encontro da Associação de Moradores e grupos da igreja. Eu agradeço a todos os povoados, os bairros que tanto nos ajudaram”, conta a autora.

Na década de 90, foi criada pelo padre Antônio Barbos (Pe. Toinho), e um grupo que fazia parte dos movimento da igreja São Francisco de Assis no Junco, a Rádio Comunitária Junco FM, para atender as necessidade da comunidade.

“Tivemos essa oportunidade, essa graça de conseguir a Rádio Comunitária Junco FM que muitos nos ajudou na divulgação das atividades religiosas, tínhamos quadros como o Ângelus e outros. Os meninos que faziam os programas, hoje são Jornalistas, Radialistas, e isso é muito importante para o crescimento dessa região da zona leste da cidade de picos, que é o bairro Junco”, destacou Maria Do Carmo.

O livro, “Entre o tempo e a memória, a história da religiosidade no bairro Junco: um recorte de 1950 aos dias atuais”, conta com 288 páginas.

Este livro é sua segunda obra, a primeira foi sobre os 25 da paróquia São Francisco de Assis 1982 à 2007, tendo o título, “25 nos de fé, compromisso e evangelização”, sendo mais um livro com muitas imagens de todos os grupos que existiam na paróquia.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais