Na manhã de domingo (01º/02), no KM 545 da BR 343, em Amarante, a 161 km de Teresina, policiais rodoviários federais abordaram o veículo Prisma branco, placa OJF-1833, conduzido por W. P. da S., e ocupado por mais dois passageiros, E. S. S. e H. F. A.
Logo no início da abordagem, quando as vistorias foram iniciadas, os indivíduos apresentaram comportamento estranho, demonstrando estarem muito nervosos, motivo pelo qual foi ordenado que os três se mantivessem alinhados à beira da rodovia para a continuidade dos levantamentos, segundo a PRF.
Durante a revista no interior do veículo, foram encontradas, atrás do banco, duas armas de fogo (calibre 380, PT 938), ambas municiadas, e, outra, com a numeração suprimida, sendo-lhes, de imediato, dado voz de prisão.
Apesar de dois indivíduos atenderem à voz de prisão, o suspeito de iniciais W. P. da S. não obedeceu à ordem que lhe foi dada, resistindo à ela, e empreendendo fuga em direção a uma chácara. Iniciou-se perseguição a pé, tendo sido ele alcançado e preso.
Com os indivíduos, foram encontrados, além das armas: 22 projéteis calibre 380; três celulares; uma parafusadeira/furadeira de impacto, com duas baterias carregadas; duas espátulas, referência 380A-23 (“pé de cabra”); uma chave de fenda GEDORE de ½’’ X 14’’; um feixe de mola; R$ 932,00; duzentos e cinquenta pesos bolivianos; dez dólares; e, documentos com suspeitas de inautenticidade.
Assim que a situação estabilizou-se, foram feitas consultas mais detalhadas nos sistemas PRF, chegando-se à conclusão de que o veículo era roubado e transitava com placa clonada e documento falso. Além disso, contra os três ocupantes do veículo havia Mandado de Prisão em aberto. Analisando os equipamentos encontrados com os criminosos, a PRF acredita que se trata de associação criminosa especializada no roubo e furto de pneus de caminhões. Depois de ocorrências recentes, a PRF acionou sua equipe reservada para monitorar a suposta presença desses elementos na região, orientando o posicionamento das viaturas de forma a encontrá-los e prendê-los.
Ocupantes, veículo, materiais e documentos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Floriano.
É a segunda vez neste ano que a PRF prende integrantes de suposta associação criminosa no Piauí, tendo sido a primeira em Picos, no dia 26 de janeiro, quando foram presas três pessoas suspeitas de integrar quadrilha envolvida com o contrabando de cigarros no Estado.
Fonte: O Olho