25 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoFloresta do PiauíGeral

Prefeitura de Floresta do Piauí promove a Semana da Família e Escola; Veja fotos!

A Prefeitura Municipal de Floresta do Piauí, através da Secretaria de Educação, em parceria com às Escolas da rede municipal, promoveu durante de 15 a 19 de maio, a Semana da Família, que faz parte de um conjunto de ações da do Projeto: Família e Escola – Responsabilidades Compartilhadas em Prol de uma Educação de Qualidade. 

O projeto idealizado pela Secretária de Educação, Albertina Araújo Santana, visa a natureza contínua de parcerias intersetoriais e outras instituições que juntos à educação prestam assistência e apoio às famílias dos estudantes. Além disso, o projeto tem como objetivo também aproximar escola e famílias, estreitando os laços, a fim de que juntas, possam se apoiar mutuamente em benefício dos estudantes para seu desenvolvimento integral.

A Semana da Família foi promovida com sucesso em todas as Escolas da Rede. Onde foi trabalhado a temática “Família”, focada na importância desta para formação humana de todas as pessoas. O trabalho teve como público alvo os estudantes e seus familiares.

Para os pais foram promovidas palestras com as temáticas: Competências Socioemocionais Para Pais na Educação dos Filhos, conduzida pela Psicóloga da Educação, Viviane Pinheiro. Violência Intra e Extrafamiliar foi abordado pela a Psicóloga da Assistência Social, Fabiana Rodrigues, o tema Família – Relacionamento Pais e Filhos e a Educação da Fé, pelo Pastor Edimar Figueredo.

Os estudantes também foram comtemplados com palestras, roda de conversa e uma diversidade de atividades, que proporcionou a reflexão sobre a importância da família, princípios e valores que são essenciais para a construção de um presente e um futuro mais significativo e feliz para todos.

A Secretária de Educação, Albertina Araújo, avalia que a Semana da Família foi um sucesso. “Os profissionais da educação abraçaram o projeto e junto com eles foi elaborada a proposta na qual sentimos a necessidade de incluir também outros profissionais para que pudéssemos fazer um trabalho para atender as necessidades observadas e que possa impactar de forma positiva as famílias, e consequentemente a escola. Atualmente vivemos em uma sociedade adoecida, e o processo educacional tem se tornado difícil. A educação que precisa acontecer no seio da família está se perdendo e a escola por se só já não consegue suprir essa necessidade e fazer o seu papel. Sentimos a necessidade urgente de uma intervenção para orientar as famílias sobre como lidar com a educação dos filhos e como protegê-los dos riscos que a sociedade e o meio em que eles estão inseridos, inclusive digital, propõe. Acredito que assim, podemos fazer a diferença na vida de muitas famílias e o reflexo positivo poderá chegar aos resultados almejados pela a educação, uma vez que o sucesso da aprendizagem depende de vários fatores, inclusive relacionados ao quer construído no ambiente familiar e social” afirmou a Secretária.

A Semana da Família contou com a participação do Conselho Tutelar, de lideranças e representações religiosas no trabalho com os estudantes e com as famílias como: o Padre Francisco Barbosa; Pastor Edimar Figueredo; Pastor Thiago; e Diácono Antônio Emanuel, além da participação ativa e apoio de todos que se propuseram a realizar o projeto.

O projeto teve também contou com o apoio da Câmara de Vereadores, e tem como grande incentivador, o Prefeito Milton Rodrigues, que junto ao Vice-prefeito Filim, vem fazendo uma administração eficiente tendo a educação como uma das prioridades.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais