18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolícia

Polícia Militar do Piauí inicia capacitação de 666 novos soldados em Teresina

Foto Renato Andrade

O auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em Teresina, foi palco da aula inaugural que marcou o início da capacitação dos novos soldados da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Após a fase inicial de adaptação, conhecida como “Semana Zero”, os 666 novos recrutas — sendo 375 homens e 291 mulheres — iniciarão um treinamento intensivo, que exigirá preparo físico, intelectual e psicológico para sua incorporação à corporação.

A aula inaugural foi ministrada pela promotora Fabrícia Barbosa de Oliveira, que abordou o tema “Fortalecendo a Segurança Pública: O Papel do Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministério Público”.

Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da formação dos novos policiais para garantir a continuidade da redução dos índices de criminalidade no estado.

“Teremos novos 666 homens e mulheres que irão compor a Polícia Militar. Aqui, na aula inaugural, eles iniciarão uma boa formação para que, quando forem às ruas, cumpram seu dever e sua missão, mantendo a marca da nossa polícia, que é a menos letal do Brasil e a que mais tem reduzido os indicadores de violência, tanto na parte de roubos e furtos quanto na parte de homicídios”, afirmou Rafael Fonteles.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou o compromisso do governo com o fortalecimento das forças de segurança. “Há um compromisso do governador de chamar, ao longo do seu mandato, 4 mil novos policiais, e esse compromisso está sendo honrado com essa formação e com outras nomeações na Polícia Penal, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil. Isso tudo reforça, além da inteligência e da integração, o compromisso com a segurança pública”, destacou o gestor.

O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, enfatizou a relevância desse reforço para a corporação e para a sociedade.

“É muita alegria não só para a PM, mas para toda a sociedade piauiense. São mais de 600 homens e mulheres iniciando sua formação, que ao longo de seis meses se tornarão parte da família da PM. Só nesses primeiros dois anos do governo Rafael Fonteles, são mais de 2 mil homens e mulheres formados e incorporados à instituição”, comemorou o comandante.

O coronel Sá Júnior, diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap) da Polícia Militar, ressaltou a estrutura do curso e o compromisso com a formação de qualidade.

“É o início propriamente dito, saímos da Semana Zero, semana de adaptação, e agora iniciamos o curso. São 666 novos policiais militares, uma turma com mais de 250 mulheres, e estamos realmente dando a largada hoje. São seis meses de curso, mais de 1.000 horas-aula, e vamos formar uma turma de excelência para, daqui a seis meses, entregá-la à sociedade”, afirmou o coronel.

Ele ressaltou que o processo de aprendizagem será dinâmico, mesclando teoria e prática, com ênfase na formação operacional e nos direitos humanos.

“O processo de aprendizagem é bastante dinâmico. Procuramos mesclar teoria com prática. Vamos pautar a formação dentro dos direitos humanos, trabalhando toda a parte operacional da Polícia Militar, incluindo abordagem, tiro, ordem unida e um amplo conteúdo teórico, principalmente na área do Direito. O objetivo é garantir que homens e mulheres estejam plenamente capacitados para exercer a função de autoridade policial e para que o cidadão confie na corporação”, concluiu o coronel.

Fonte: CidadeVerrde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais