22.2 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Picos realiza 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial com debates sobre democracia, justiça e reparação

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promoveu na manhã desta segunda-feira (30) a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O evento foi realizado no Teatro Sávio Barão, no bairro Junco, e contou com a presença de ativistas do Movimento Negro, representantes da capoeira, da umbanda, servidores da SEMTAS e membros da sociedade civil.

O secretário municipal de Assistência Social, Luzifrank Júnior, esteve presente na conferência, que teve início com a exibição de um vídeo do cineasta Flávio Guedes. O material trouxe o ator, diretor, produtor cultural e servidor público Sávio Barão (in memoriam), relatando um episódio de racismo estrutural vivido por ele em um terminal bancário da cidade.

Em seguida, uma das filhas de Sávio Barão, a atriz, trancista e estudante de Letras, Regina Barão, emocionou o público ao recitar um poema de autoria do pai, que abordava diretamente a temática do racismo.

A conferência teve como eixo principal os temas Democracia, Justiça Racial e Reparação, discutidos ao longo de toda a programação. “É de grande importância se debater esses temas porque são temas que ainda são pouco debatidos e encontram muita rigidez dentro da sociedade, o que pode ser considerado um racismo estrutural porque quando se fala em igualdade racial as pessoas usam vários conceitos, mas não o real”, destacou a coordenadora da SEMTAS, Jéssica Araújo.

A mesa de debate contou com a participação do vereador Wellington Dantas (PT); do professor, sindicalista e ativista do Movimento Negro, Benevaldo Santos; do militar reformado e idealizador do Grupo de Percussão Origens (GPO), Luís Paulo Barão Vieira; do Mestre Pacu, do Grupo de Capoeira Ginga de Corpo; da mãe de santo Creusa do Nascimento, do Terreiro de Umbanda Tenda São João Batista; de Regina Barão e do diretor geral do Grupo Adimó, Mano Chagas.

Um dos momentos centrais da conferência foi a palestra de João Pedro Monteiro, coordenador de Igualdade Racial da DDS/SUCID/SSP-PI e representante do Conselho Estadual da Igualdade Racial. Ele destacou que os eixos discutidos em Picos também fazem parte da preparação para a conferência nacional.


“Nós estamos em 22 conferências debatendo Igualdade e Democracia, Justiça Social e Reparação. Esses eixos serão debatidos na Conferência Nacional da Igualdade Racial e com isso a gente pensa em formular políticas públicas efetivas e eixos essenciais para a superação do racismo, que ainda é uma violência estruturada no Estado do Piauí, que é um Estado eminentemente de uma população de maioria negra onde ainda precisamos pensar mecanismos de superação da discriminação racial. Então Democracia, Justiça Racial e Reparação é a ordem dessa efetivação de políticas públicas. Com a Democracia a gente pensa nessa amplificação do debate, com a Justiça Racial nós criamos mecanismos e parâmetros que nós vamos utilizar para essa reparação e com processo de Reparação nós apresentaremos políticas públicas concretas, efetivas, para que a gente possa realmente incidir a promoção da igualdade racial como ordem do dia”, pontuou.

A programação incluiu Grupos de Trabalho divididos por eixo temático e a Plenária Final de Deliberações, na qual foram estabelecidas as prioridades apontadas pelos GTs. A conferência foi encerrada com a eleição dos delegados que representarão o município na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, marcada para acontecer em Teresina.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais