18 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauiense de 11 anos vai expor no Louvre e pede ajuda para viagem

O pintor mirim piauiense de apenas 11 anos, João Elyo, vem conquistando o mundo com suas obras de arte. Pintando deste os 8 anos de idade, o pequeno artista que mora com o irmão e os pais no município de Esperantina, foi convidado para expor suas telas no museu do Louvre, em Paris.

A mãe de João Elyo, Elenilza Araujo explica que o convite surgiu por uma assessora artística que conheceu o trabalho do pequeno através das redes sociais e convidou o artista para expor no Rio de Janeiro e em seguida no museu do Louvre.

“Através do Instagram a gente começou a ter contato com a assessora artística chamada Lisandra Miguel que mora no Rio de Janeiro. Ela começou a observar as artes do João Elyo e fez um convite para ele participar de uma exposição no Rio de Janeiro. Em 2020 ele participou de uma exposição lá e depois ela avaliou novamente as obras e viu que ele tinha condição de expor no museu do Louvre e nos fez esse convite. Essa exposição era pra ter acontecido no final de 2020, mas por conta da pandemia, foi realocada para 2022”, conta Elenilza Araujo.

Elenilza Araujo, que também é professora, conta ainda que no início o filho começou pintando móveis, o chão e as paredes da sua residência. Ao misturar as cores das tintas, a família começou a observar a maneira que ele pintava e decidiu comprar materiais profissionais para o artista mirim.

“O João Elyo começou pintando em móveis, pisos e as paredes da nossa casa. A gente começou a observar que a forma como ele misturava as tintas era bem diferente, daí a partir dessas observações que a gente fez desse apego muito grande que ele tinha com as cores, principalmente com a mistura de cores, a gente comprou o material profissional e colocou para ele pintar e ele fez uma primeira obra, que está na minha casa e eu não vendi, e a gente se surpreendeu. A partir daí a gente começou a comprar o material profissional e a cada dia ele inova nas técnicas dele”, destaca a mãe.

Além do convite especial para expor no Louvre, João Elyo já realizou exposições em outros estados do Brasil, como Belém (PA), quando teve suas telas projetas em prédios da capital, e também fora do país, na Califórnia, nos Estados Unidos. A família explica que o pequeno usa a técnica expressionismo abstrato e se inspira bastante na natureza.

“A técnica dele é o expressionismo abstrato, ele gosta muito de usar cores fortes, cores alegres e ele se inspira nos elementos da natureza como sol, a chuva, e eu observo que ele tenta transmitir isso para a sua pintura quando ele conversa com a gente”, comenta Elenilza Araujo.

Campanha de doações

Com o convite para ir à Paris, a família de João Elyo realiza uma vaquinha para ajudar nos custos da viagem. A mãe conta que as doações são para comprar passagens áreas e para as despesas da hospedagem. Segundo Elenilza, as doações podem ser realizadas através do site Voaa.me, neste link.

Fonte: Rebeca Lima  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais