22.8 C
Jacobina do Piauí
11 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Piauí Mais Genética chega a 20 mil inseminações no rebanho piauiense

Foto: Tavynho Neto

O programa de melhoria do rebanho piauiense de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, alcançou a marca de 20 mil matrizes inseminadas. O Piauí + Genética já chegou a 100 municípios, se consolidando como uma iniciativa inovadora com resultados promissores para o pequenos agricultores. A meta é alcançar 200 mil inseminações.

A iniciativa consiste em melhorar produtividade e o valor comercial do rebanho por meio da inseminação artificial. O Governo do Estado investiu R$ 3,5 milhões na compra de semens, equipamentos, estrutura e mão-de-obra especializada para o procedimento.

As equipes vão até as propriedades cadastradas e introduzem o sêmem de raças selecionadas, que oferecem carne e leite de melhor qualidade. Consequentemente, a partir dos nascimentos, os rebanhos ficam mais valorizados.

“Nós limitamos a 60 animais por produtor. Nascem produtos com maior carcaça, maior estrutura, maior resistência e passam a trabalhar o melhoramento dentro do próprio rebanho” explica o secretário da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu.

Foto: Tavynho Neto
Foto: Tavynho Neto

O rebanho melhorado representa matéria-prima de boa qualidade e perspectiva de melhoria de renda aos produtores, que assistem à chegada de grandes frigoríficos ao estado do Piauí, paralelamente à abertura do mercado internacional no setor, com o avanço do Piauí para o status sanitário de área livre da aftosa sem vacinação.

Os primeiros bezerros decorrentes das inseminações feitas através do Piauí + Genética, nasceram em Alagoinha/PI. Além da distribuição de sêmen, o programa também oferece capacitação técnica e acompanhamento dos produtores durante o processo de inseminação. O objetivo é garantir não apenas o nascimento de animais mais produtivos, mas também o fortalecimento da cadeia produtiva como um todo.

Foto: Tavynho Neto
Foto: Tavynho Neto

“O que a gente pleiteia é exatamente a cultura e obviamente o melhoramento genético de todo o rebanho piauiense” finaliza Abreu.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais