28.8 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Pensionistas do município não perdem benefício se casarem novamente

Você sabia que os pensionistas do serviço público municipal não perdem o direito da pensão caso se casem novamente? Essa é uma das dúvidas mais comuns que chegam ao Instituto de Previdência do Município de Teresina. O gerente da previdência do IPMT, Gil Nogueira Santos, esclareceu que a viúva ou o viúvo podem se casar ou viver em união estável e continuam recebendo a pensão. No caso do segundo cônjuge falecer, o pensionista não poderá acumular dois benefícios, por isso, terá que optar por apenas um – geralmente, é escolhido o mais vantajoso.

Outra dúvida é quanto a acumulação do benefício de pensão por morte com a aposentadoria. Segundo ele, não há risco de perder o benefício de pensão por morte por iniciar em emprego registrado ou nem mesmo se aposentar. “Esta regra vale para os dependentes na condição de cônjuge/companheiro (a), pai ou mãe e filhos menores, desde que cumpram as regras exigidas pelos Institutos de Previdência que contribuem”, explica Gil Nogueira Santos.

 

Do Cidadeverde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais