24.7 C
Jacobina do Piauí
10 de novembro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralMunicípiosPaulistana

PAULISTANA: Transnordestina é proibida de pegar água em açude após volume reduzir

O coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) no Piauí, Djalma Policarpo, informou que a partir do dia 19 de setembro ficará proibida a retirada de água do Açude Ingazeiras para ser utilizada na obra da Transnordestina em Paulistana (a 450 km de Teresina).

A determinação foi feita depois que técnicos do Dnocs e da Secretaria de Meio Ambiente (Semar) atestaram que o volume do Açude está 13 milhões de metros cúbicos, nível bem abaixo dos 19 milhões esperados para esta época. E essa quantidade pode prejudicar o abastecimento da população.

“Demos um prazo para eles porque é uma grande obra que gera 600 empregos diretos e não dava para ser desmobilizada de uma hora para a outra, mas temos que assegurar o abastecimento humano de Acauã e Paulistana e apresentamos alternativas para eles”, declarou o coordenador do Dnocs.

600-anderson_silva060541

Reservatório zerado 

Em Pio IX, o Açude Cajazeiras já está praticamente zerado, a população da cidade e de municípios vizinhos estão sendo abastecidos pelos reservatórios de Piaus e Barreiras. Policarpo garante que até o final do ano, o abastecimento não estará comprometido.

“Não faltará água. A barragem de Piaus dá uma segurança até o final do ano e esperamos que as chuvas recarreguem de novo depois. Estamos preocupados com os reservatórios e esse de Pio IX é o mais crítico, a população tem que preservar as águas no entorno desses açudes (Piaus e Barreiras) para manter o abastecimento”, destacou o coordenador.

 
Fonte: Caroline Oliveira / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais