27.4 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

No Piauí, mais de 129 mil eleitores estão sem biometria; veja como se regularizar

Biometria / Urna - Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE

No Piauí, dos 2.632.404 eleitores aptos a votar, 95% estão com a biometria cadastrada. Porém, cerca de 129 mil eleitores ainda não cadastraram suas fotografias e digitais. Esses quase 5% dos eleitores devem se dirigir ao cartório para a coleta biométrica e regularizar sua situação eleitoral.

O cadastro da biometria é direcionado àqueles eleitores que tiraram o título de eleitor na época da pandemia de Covid-19 e por causa das medidas sanitárias não tiveram sua fotografia e nem suas digitais coletadas para o cadastro. Para regularizar a situação desses eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral conta com o ‘Projeto Biometria’, que visa cadastrar a fotografia e as digitais de cidadãs e cidadãos que já tem o título de eleitor, mas não tiraram foto e nem tiveram suas digitais coletadas no momento do seu alistamento eleitoral.

Quem tem o título de eleitor e já tirou sua foto e teve suas digitais coletadas não participa desse projeto porque já tem seus dados biométricos cadastrados. Para confirmar se está abrangido pelo projeto, consulte o site: www.tre-pi.jus.br > Clique em Situação eleitoral (à direita da tela) > Informe o número do título eleitoral ou CPF ou nome, e siga as instruções.

Quem baixou o e-Título no celular pode consultar sua situação eleitoral no aplicativo. Caso conste a informação de “biometria não coletada” deverá se dirigir ao cartório para a coleta biométrica.

Vale lembrar que a biometria torna o cadastro eleitoral fidedigno à realidade populacional brasileira apta ao exercício de seus direitos políticos, aumenta a confiabilidade do processo eleitoral e afasta incorreções na identificação de eleitoras e eleitores. Além disso, proporciona o acesso a um número maior de serviços disponibilizados na plataforma Gov.br, ou através do endereço https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/.

Serviço

A Ouvidoria do TRE-PI está disponível para atender e orientar os eleitores sobre o tema através do Whatsapp: (86) 2107-9677, e dos telefones 0800 086 0086 e (86) 2107-9678, das 7h às 14h, ou ainda pelo E-mail: [email protected]

Já o atendimento presencial é feito na sala da Ouvidoria, andar térreo, Edifício João Crisóstomo da Rocha Sobral (sede do TRE-PI), Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina, das 7h às 13h.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais